FAB celebra Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira

Evento, realizado dia 23/10, reuniu autoridades civis e militares, homenageou os 80 anos do vitorioso regresso dos heróis de guerra e agraciou personalidades com a Ordem do Mérito Aeronáutico

Evento, realizado dia 23/10, reuniu autoridades civis e militares, homenageou os 80 anos do vitorioso regresso dos heróis de guerra e agraciou personalidades com a Ordem do Mérito Aeronáutico
Evento, realizado dia 23/10, reuniu autoridades civis e militares, homenageou os 80 anos do vitorioso regresso dos heróis de guerra e agraciou personalidades com a Ordem do Mérito Aeronáutico. (Foto: Divulgação/FAB)

Contemplar o legado da aviação brasileira com simbolismo, emoção e reconhecimento. Foi nesse cenário que a Base Aérea de Brasília (BABR) se tornou palco, nesta quinta-feira (23), da tradicional cerimônia alusiva ao Dia do Aviador e Dia da Força Aérea Brasileira (FAB).

Marcado pela imposição da Medalha Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA), condecoração concedida a 165 personalidades civis e militares neste ano, o evento foi presidido pelo Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, sendo recepcionado pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno e pelos Oficiais-Generais do Alto-Comando da Aeronáutica.

Neste ano, a integração das Forças Armadas, reunindo militares da Marinha do Brasil (MB), do Exército Brasileiro (EB) e da Força Aérea, representa uma tríade estratégica essencial para a defesa e a soberania da nação, construída ao longo de feitos históricos. Desde missões conjuntas na Segunda Guerra Mundial até operações modernas de defesa e ajuda humanitária, cada ação conjunta reforça a confiança mútua, a coordenação tática e a excelência profissional entre as três Forças.

A solenidade deste ano também teve um caráter especial. Por meio de uma encenação teatral e da apresentação de vídeos institucionais, grandes marcos da história da aviação e da Força Aérea Brasileira foram relembrados por personagens históricos – o Comandante do Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1º GAvCa), o lendário Senta a Pua!, Brigadeiro do Ar Nero Moura; o Primeiro Ministro da Aeronáutica, Joaquim Pedro Salgado Filho, e o Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho -, que foram representados por militares da FAB, em uma narrativa emocionante, durante toda a cerimônia.

Entre os momentos-chave relembrados durante a cerimônia destaca-se, ainda, a criação da Embraer, que marcou um divisor de águas para a indústria aeronáutica brasileira, estabelecendo o país como referência internacional em inovação e tecnologia aeroespacial. Ao longo de sua trajetória, a empresa não apenas fortaleceu a capacidade industrial e tecnológica nacional, mas também entregou à sociedade soluções estratégicas de transporte e defesa. Exemplos emblemáticos desse legado são o avião de transporte militar KC-390 Millennium, capaz de realizar missões logísticas complexas com eficiência e autonomia, e o caça F-39 Gripen, que representa o ápice da tecnologia em aviação de combate, elevando a soberania e a capacidade de defesa do Brasil. Vale destacar que a colaboração entre Embraer, Força Aérea Brasileira (FAB) e Saab representa uma tríade estratégica de inovação, tecnologia e defesa para o Brasil, unindo a expertise da indústria nacional, a experiência operacional da FAB e o conhecimento tecnológico internacional da Saab.

Além desse marco histórico, outros também foram destacados como o pioneirismo de Alberto Santos Dumont e seu primeiro voo com o 14-Bis, o mais pesado que o ar, em 1906; a integração das Forças Armadas, a coragem e bravura dos heróis brasileiros de guerra que lutaram na Segunda Guerra Mundial, nos céus da Itália; e a criação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

O Comandante da Aeronáutica enfatizou que a data é uma homenagem viva ao pioneirismo e coragem daquele que protagonizou o primeiro voo bem-sucedido de uma aeronave mais pesada que o ar, o 14-Bis, e elevou o nome do Brasil aos céus do mundo. “Un miracle dans le ciel! — assim descrevera a imprensa francesa, naquele extraordinário 23 de outubro de 1906, quando Alberto Santos Dumont, ao conquistar os céus de Paris, sagrava-se como Pai da Aviação e Patrono da nossa Aeronáutica, sendo esse histórico feito a razão pela qual todos nós celebramos, com orgulho, na data de hoje, o dia de todos os aviadores do país, civis e militares, bem como da Força Aérea Brasileira. Que seja, portanto, este 23 de outubro, capaz de renovar os sentimentos de orgulho e de gratidão em cada um de nós que, no contemplar da beleza dessa terra abençoada, sabe que as “asas que protegem o país” seguem firmes no propósito de garantir a soberania dos nossos céus, integrar todo o território nacional, defendendo sempre a nossa pátria. Essa é a nossa missão!”, destacou em sua Ordem do Dia.

Além disso, em homenagem aos 80 anos do vitorioso regresso dos heróis brasileiros que lutaram bravamente nos céus da Itália, durante a Segunda Guerra Mundial, a icônica aeronave P-47 Thunderbolt permaneceu em destaque na cerimônia, exaltando sua coragem e heroísmo.

Entrega da OMA

A Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA) é uma distinção concedida aos militares da Aeronáutica brasileira que tenham prestado notáveis serviços ao País, ou que se hajam distinguido no exercício da sua profissão; aos militares das Forças Armadas Nacionais e Estrangeiras que se tenham tornado credores de homenagem da nação brasileira e, particularmente, da Aeronáutica; aos cidadãos brasileiros e estrangeiros que se tenham destacado nas suas áreas de atuação a serviço da Pátria; e às corporações militares, nacionais e estrangeiras, suas bandeiras ou estandartes, por serviços ou ações que as recomendem ao reconhecimento da nação brasileira e, de modo particular, ao da Aeronáutica.

Em 2025, foram entregues as condecorações aos estandartes das seguintes Organizações Militares: Comando do Oitavo Distrito Naval; Comando de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército; Centro de Controle Interno da Aeronáutica; Diretoria de Economia e Finanças da Aeronáutica; Centro de Documentação da Aeronáutica; Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea; Serviço Regional de Infraestrutura da Aeronáutica de Canoas, e Museus do Ar (Portugal).

A artista e aviadora Elisabeth Bettiol, uma das personalidades civis agraciadas com o Grau Cavaleiro, expressou seu sentimento. (Foto: Divulgação/FAB)

A artista e aviadora Elisabeth Bettiol, uma das personalidades civis agraciadas com o Grau Cavaleiro, expressou seu sentimento. “A Aeronáutica, para mim, sempre foi uma paixão. Nasci em 1941, e em 1945, quando terminou a guerra, eu, com os meus quatro a cinco anos, já era admiradora dos aviões e, de lá para cá, a vida me colocou como uma aviadora amadora. O que vivi com a Aeronáutica foram momentos inesquecíveis. Foi uma honra. Muito obrigada!, destacou.

Ao final do evento, foi realizado, ao som da Banda de Música da Base Aérea de Brasília, um desfile militar no qual a tropa, formada por militares da Marinha do Brasil (MB), do Exército Brasileiro (EB) e da FAB, por meio da Guarnição de Aeronáutica de Brasília (GUARNAE-BR) e dos Cadetes da Academia da Força Aérea (AFA), prestou continência ao Ministro da Defesa. “Para mim, é motivo de muito orgulho estar presente nessa formatura de hoje, representando não só a Academia da Força Aérea, mas a Força Aérea Brasileira, no dia 23 de outubro, aqui, no Dia do Aviador. E não só fazer parte desse grupo seleto, mas comemorar junto a quem defende o nosso país e está aqui para o que ele precisar”, destacou a Cadete Aviadora do Quarto Esquadrão da AFA Stephanie Lima Cabral.

O evento contou com a presença de Embaixadores acreditados junto ao Governo Brasileiro — entre eles, os representantes da Suécia, de Cabo Verde, do Canadá, da Hungria, do Peru e da República Tcheca —, além de Ministros de Estado, Senadores da República e Oficiais-Generais integrantes do Almirantado, do Alto-Comando do Exército Brasileiro e da FAB. Também estiveram presentes representantes de órgãos governamentais e de empresas dos setores aeroespacial e de defesa, bem como Oficiais-Generais da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. A solenidade reuniu, ainda, Adidos de Defesa acreditados junto ao Governo Brasileiro, Comandantes, Chefes, Diretores e Prefeitos de Organizações Militares, além do Graduado-Master da GUARNAE-BR e da Guarnição de Aeronáutica de São Paulo (GUARNAE-SP).

Data Comemorativa

O dia 23 de outubro foi instituído como o Dia do Aviador e o Dia da Força Aérea Brasileira por ser a data em que Alberto Santos Dumont realizou o primeiro voo com o 14-Bis, o mais pesado que o ar. O fato histórico ocorreu no Campo de Bagatelle, em Paris, em 23 de outubro de 1906, quando o brasileiro percorreu 60 metros em sete segundos, voando a uma altura de dois metros do solo, perante mais de mil espectadores e a Comissão Oficial do Aeroclube da França.

Botão Voltar ao topo