AIAB participa do 2º Seminário Espaço em Pauta, promovido pelo GSI/PR

A programação do seminário incluiu uma série de palestras e painéis que abordaram os principais projetos e iniciativas estruturantes do Programa Espacial Brasileiro (PEB)

A segunda edição do Seminário Espaço em Pauta reforçou a importância da cooperação institucional e do diálogo estratégico em torno dos projetos estruturantes do Programa Espacial Brasileiro. (Foto: Divulgação)

A Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB) participou, no dia 15 de outubro, do 2º Seminário Espaço em Pauta – Projetos Estruturantes para a Potencialização do Programa Espacial Brasileiro, realizado nas instalações do Centro de Operações Espaciais (COPE), em Brasília (DF).

O evento foi promovido pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR) e contou com a participação da Ministra de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Barbosa de Oliveira Santos; do Ministro de Estado das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho; do Comandante de Operações Aeroespaciais, Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi, representando o Comandante da Aeronáutica; e do Presidente da Telebras, André Leandro Magalhães; além de Oficiais da Marinha, Exército e Aeronáutica e representantes de entidades públicas e privadas.

A abertura foi conduzida pelo Ministro de Estado Chefe do GSI/PR, Marcos Antonio Amaro dos Santos, e marcou dois momentos de grande relevância para o setor: a assinatura da atualização do Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE) e a instituição do Grupo Técnico responsável pelo novo ciclo de atualização do Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE), no âmbito do Comitê de Desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro (CDPEB).

A programação do seminário incluiu uma série de palestras e painéis que abordaram os principais projetos e iniciativas estruturantes do Programa Espacial Brasileiro (PEB), entre eles, projetos do PESE, Iniciativas Estruturantes do PNAE, Contribuições do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) para o PEB, Projetos de Infraestrutura e de Inclusão Digital, Sistema Inteligente para Previsão de Eventos Climáticos Extremos (SIPEC), além do Projeto Mobilizador BRASSAT, apresentado por João Paulo Rodrigues, representante da Visiona, associada da AIAB.

O encerramento foi conduzido pelo Major-Brigadeiro do Ar Marcos Aurélio Vilela Valença, Secretário de Coordenação e Assuntos Aeroespaciais do GSI/PR.

De acordo com o presidente da AIAB, Julio Shidara, que participou do evento, o seminário representa um passo importante para fortalecer a integração entre governo, indústria e academia. “Valorizamos o grande esforço de todos os integrantes do CDPEB em promover esse importante fórum de debate e reflexão sobre o futuro do Programa Espacial Brasileiro”.

Ele também ressaltou a importância de garantir continuidade aos investimentos e desenvolvimentos em curso no setor: “Os recursos públicos e privados envolvidos nos maiores contratos de subvenção econômica da história da FINEP, destinados a projetos estratégicos do setor espacial, não podem ser desperdiçados. É essencial que haja continuidade desse esforço nacional, com contratação de fornecimento dos resultados desses desenvolvimentos, sob o risco de não rompermos o ciclo vicioso das últimas décadas”, alertou o presidente da AIAB, reforçando a necessidade de adoção de um modelo sustentável para o setor espacial brasileiro.

“Nenhuma indústria sobrevive apenas com projetos de desenvolvimento. A Embraer não seria o que é hoje caso a Força Aérea Brasileira (FAB) não tivesse contratado a empresa ao final de cada desenvolvimento concluído com êxito. Esse é o modelo que defendemos também para o setor espacial”, concluiu.

A segunda edição do Seminário Espaço em Pauta reforçou a importância da cooperação institucional e do diálogo estratégico em torno dos projetos estruturantes do Programa Espacial Brasileiro, fundamentais para ampliar a competitividade nacional e impulsionar a inovação no setor.

Botão Voltar ao topo