Pinda: NAP recebe famílias para orientação sobre estimulação da fala e linguagem na infância

(Foto: Divulgação/PMP)

O Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP Triagem) Dr. Francisco Romano de Oliveira, da Rede Municipal de Ensino de Pindamonhangaba, desenvolveu um projeto voltado à orientação das famílias sobre o desenvolvimento da fala e da linguagem na infância.

A iniciativa, que integra o Projeto de Responsabilidade Social e Cidadania 2025, teve como objetivo esclarecer as etapas do desenvolvimento da fala, identificar possíveis alterações sobre quando e como buscar apoio especializado.

O trabalho foi elaborado e conduzido pela equipe pedagógico do NAP, composta pelas professoras Ângela Maria da Silva, Jocely Chinaqui de Godoy Gomes e Marcela Fernandes dos Santos. Durante as ações, foram promovidas reuniões com pais e responsáveis, entrega de folders e banners educativos na unidade.

Para transformar o espaço em acolhimento, orientação e promoção do desenvolvimento infantil, reforça o papel do NAP e fortalece a parceria entre escola e família na construção de uma educação mais inclusiva e efetiva.

“O objetivo central da iniciativa é que as famílias consigam identificar possíveis déficits na fala das crianças de forma precoce, permitindo intervenções imediatas e evitando prejuízos futuros na aprendizagem”, destacou a responsável pelo NAP Triagem do bairro Bela Vista, Marcela Fernandes dos Santos.

A gestora regional Tayla Zarzur ressaltou a importância da ação. “O projeto reafirma o compromisso da Rede Municipal de Pindamonhangaba com o desenvolvimento integral dos alunos e com a garantia de uma educação de qualidade para todas as crianças”, afirmou.

Botão Voltar ao topo