
A Prefeitura de São José dos Campos iniciou, nesta segunda-feira (20), o curso de formação de 14 novos guardas municipais, que vão reforçar o efetivo da corporação após a conclusão da formação de 800 horas.
Durante o mês de julho, 60 agentes já haviam sido entregues à cidade para reforçar a corporação, após concluírem todo o processo de formação.
O primeiro dia contou com atividades de integração e condicionamento físico no pátio da sede da GCM, na Vila Industrial. Ao longo da semana, os alunos participarão de aulas teóricas e práticas, incluindo corrida de resistência e instruções de tiro no estande.
A formação contempla disciplinas como: legislação, técnicas operacionais, armamento e tiro, defesa pessoal e avaliação psicológica. Para avançar, os participantes precisam atingir nota mínima de sete pontos nas avaliações. Após o curso e o estágio probatório de três anos, serão efetivados como servidores da Guarda Civil Municipal.
A Academia da GCM, referência em capacitação no Estado de São Paulo, também ministra cursos para agentes de outras cidades.
Atualmente, 15 guardas de Caçapava e 33 de Ubatuba passam por formação em São José, resultado da Lei Municipal nº 658/2022, que permite que a cidade habilite profissionais de outros municípios.
Família com vocação para servir
Entre os novos alunos está José Roberto dos Santos Neto, de 26 anos, ex-cabo da Força Aérea Brasileira. Casado e pai de um bebê de 8 meses, ele conta que o desejo de servir a população vem desde a infância.
“Sempre tive apreço pelas Forças Armadas e pela ideia de proteger e ajudar as pessoas. Estar na Guarda é realizar um propósito pessoal”, afirmou.
O espírito de serviço público vem de casa, o pai de José Roberto, Roberto Fabiano, é servidor municipal na área administrativa, e a mãe, Mary Gomes dos Santos, secretária administrativa em uma escola da rede municipal.
Segurança com aprovação da população
A segurança pública de São José dos Campos é reconhecida nacionalmente pela eficiência e pela integração entre as forças. Segundo a mais recente pesquisa da Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos), 86,3% da população aprova o serviço de segurança do município.
A Guarda Civil Municipal registrou um dos melhores índices do levantamento, com 90,7% de aprovação, o que representa um aumento de 1,1% em relação ao início do ano. Esses números refletem o compromisso da Prefeitura em investir em capacitação, tecnologia e valorização dos profissionais, garantindo mais segurança e qualidade de vida para todos os joseenses.