
A Universidade de Taubaté (UNITAU) deu início, neste semestre, às atividades letivas no campus Cruzeiro, ampliando o acesso à educação médica no interior de São Paulo.
A primeira turma de Medicina UNITAU, na Cidade Menina, representa mais do que a realização do segundo campus fora de sede da Instituição, ela simboliza sonhos, histórias e laços familiares.
Entre os universitários que iniciam essa nova jornada está Marcelo Cássio dos Santos, o primeiro matriculado do campus. Ele carrega consigo não apenas o entusiasmo de um calouro de Medicina, mas também o legado do pai, Círcio da Silva Santos, engenheiro que participou da construção do novo espaço.
Para Marcelo, estudar em um local com uma conexão tão forte com a história pessoal é algo emocionante. “Acaba sendo algo de família mesmo, que passa de geração em geração. Estou numa universidade, onde sei que tem uma relação com a minha família, é bem legal”, ressalta o estudante.
Enquanto o filho começa uma nova trajetória acadêmica, o pai celebra a contribuição para o nascimento desse novo espaço de ensino. Engenheiro civil e mecânico formado pela UNITAU em 1995, Círcio da Silva Santos foi um dos profissionais responsáveis pela obra do campus Cruzeiro.
“Me encheu de orgulho em participar de um projeto desse padrão ao qual me dediquei de corpo e alma, mas valeu a pena cada segundo que investi nessa tarefa.
Gostaria também de parabenizar a UNITAU por acreditar no potencial da cidade de Cruzeiro e de agradecer todas as pessoas que trabalharam no projeto desde a elaboração até o último item da construção, pois foi com trabalho em equipe e o empenho de cada um que conseguimos atingir a meta”, expressa o engenheiro.
Ele também se emociona ao ver o filho trilhando o caminho que sempre desejou. “Desde que eu me lembro, o Marcelo sempre quis fazer Medicina, ele chegou a fazer o vestibular em outras instituições, porém pelo custo e pela localização, ele acabou decidindo ficar perto da família. Foi algo que deixou todos nós muito felizes, ele será o primeiro médico da família”, conclui Círcio.
Morador de Cruzeiro, Marcelo afirma que a chegada da UNITAU à cidade foi o que tornou possível concretizar o sonho de cursar Medicina. “Como surgiu essa oportunidade aqui em Cruzeiro, eu e minha família decidimos abraçar a causa”, relata o universitário.
O desejo de se tornar médico, segundo ele, vem desde a infância. “Foi desde pequeno, acabei tendo influência do meu pai e da minha família por sempre me incentivar desde criança, além de médicos que eu fui me inspirando, tudo isso foi uma coisa desde cedo”, finaliza o estudante.
Vestibular de Verão 2026
A UNITAU está com inscrições abertas para o Vestibular de Verão 2026 do curso de Medicina. Há vagas disponíveis para os campus Caraguá, Cruzeiro e Taubaté. Saiba mais em unitau.br/medicina.