São José: Cephas e Prefeitura reforçam vacinação contra HPV

A vacinação ocorreu no Cephas nesta terça (14); sábado (18) terá Dia D de vacinação em toda a cidade. (Foto: Divulgação/PMSJC)

A Prefeitura de São José dos Campos está intensificando a campanha de vacinação contra o HPV para adolescentes de 15 a 19 anos que ainda não receberam o imunizante.

Na terça-feira (14) o Cephas (Colégio de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza) foi um dos pontos de mobilização, com ação especial de imunização voltada aos estudantes da instituição.

A iniciativa atende a uma recomendação do Ministério da Saúde, que incluiu São José dos Campos entre os 30 municípios do Estado de São Paulo com maior número de jovens não vacinados nessa faixa etária — mais de 28 mil adolescentes, entre meninas e meninos.

Prevenção e cuidados

O objetivo é alcançar quem perdeu a oportunidade de se vacinar na idade preconizada anteriormente (de 9 a 14 anos), ampliando a cobertura vacinal e protegendo esse público contra as complicações causadas pelo vírus HPV, que pode evoluir para doenças graves, como o câncer de colo do útero e outros tipos de câncer.

Aplicada em dose única, a vacina é segura, eficaz e previne contra quatro tipos de HPV (6, 11, 16 e 18).

Na semana passada, estudantes do Cephas também assistiram palestras, entre elas, uma especificamente sobre o HPV, com a psicóloga Andrea Nardi.

Durante a ação no Cephas, estudantes do curso técnico de Enfermagem aplicaram as vacinas e orientaram os colegas sobre a importância da imunização.

“Achei muito bom porque é importante a gente ter mais conhecimento para se prevenir. Tem muitas pessoas que não se cuidam, foi ótima a palestra e agora a vacinação na escola”, contou Gabriele Cristina Claudino Alves, do curso de Assistente Administrativo.

Para Rayane Pereira do Nascimento, de 17 anos, a iniciativa também faz diferença. “Eu acho muito importante essa campanha para evitar que o vírus seja transmitido. Eu já tinha tomado antes na UBS, mas é bom ver essa mobilização dentro da escola, para que mais gente se vacine”, afirmou.

Já Yasmin Rodrigues de Souza, de 16 anos, destacou o impacto da palestra e da facilidade de ter o posto de vacinação na instituição. “Se não fosse a palestra, eu nem saberia direito sobre o HPV. Esclareceu bastante e facilitou pra gente se vacinar aqui, sem precisar ir até uma UBS”, observou.

O aluno Jean Carlos Bessa, de 17 anos, também aprovou. “Achei muito interessante porque agora a gente tem mais informação e consegue se prevenir. Fiquei um pouco nervoso, mas foi tranquilo, bem mais fácil do que imaginei”, comentou.

“É uma campanha muito importante. Trazer a vacinação para dentro do Cephas é uma forma de contribuir com a saúde dos alunos e, ao mesmo tempo, aplicar na prática o que aprendemos durante o curso”, destacou Taís Ribeiro Tscherniak, estudante de Enfermagem.

Para Vivian Nunes, professora do curso técnico em Enfermagem, a parceria com a Secretaria de Saúde reforça o compromisso da instituição com a formação integral dos estudantes.

“Essa ação proporciona aprendizado prático para nossos alunos e conscientiza a comunidade sobre prevenção e cuidado com a própria saúde”, disse.

Onde se vacinar
Além das ações itinerantes, a vacinação contra o HPV está disponível em todas as 40 UBSs Resolve e nas 5 Unidades Avançadas de Saúde, que aplicam o imunizante até uma hora antes do fechamento das unidades.

Os moradores podem se vacinar em qualquer UBS da cidade, independentemente da unidade de referência. Para quem busca mais agilidade, o serviço Vacina Rápida, disponível no site da Prefeitura, mostra em tempo real as 20 unidades com menor tempo de espera, facilitando a escolha do local mais conveniente.

No período noturno, das 19h às 21h30, o Colégio Tableau (Rua Claudino Pinto, 85-93, Centro) aplica doses contra HPV, gripe, sarampo, caxumba, rubéola, dengue e febre amarela.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒  

Dia D

Para quem tem dificuldade em comparecer às unidades durante a semana por conta do trabalho ou outros compromissos, neste sábado (18), todas as UBSs funcionarão das 8h30 às 16h para o Dia D de vacinação. No bairro Jardim São José 2, o atendimento será na Emefi Professora Rosa Tomita, que fica na Rua Ayrton Senna da Silva, 90, durante a 4ª edição do evento Prefeitura com Você.

A estratégia faz parte da Campanha Nacional de Multivacinação voltada para crianças e adolescentes menores de 15 anos (até 14 anos, 11 meses e 29 dias) e visa facilitar o acesso aos imunizantes, promovendo mais comodidade e oportunidades de cuidado com a saúde para todos..

Estarão disponíveis as vacinas contra Hepatites A e B, Poliomielite, Rotavírus, Pneumocócica 10, Influenza, COVID-19, Tríplice Viral, Varicela, HPV, Meningocócica ACWY e outras. O calendário completo pode ser consultado no site da Prefeitura.

Botão Voltar ao topo