80 anos das Nações Unidas: ONU e Governo do Brasil inauguram exposição no Itamaraty

A abertura ocorreu em solenidade realizada no Palácio Itamaraty, em Brasília - DF, com a participação da vice-secretária-geral da ONU, Amina J. Mohammed, e a ministra substituta das Relações Exteriores, Maria Laura da Rocha.

A vice-secretária-geral da ONU, Amina J. Mohammed (à direita), e a ministra substituta das Relações Exteriores, Embaixadora Maria Laura da Rocha (à esquerda), inauguraram, nesta terça-feira (14/10), a exposição “Construindo Nosso Futuro Juntos”, sobre o 80° aniversário das Nações Unidas. A exposição seguirá aberta ao público até 29 de outubro, como parte das visitas guiadas ao Palácio Itamaraty, em Brasília – DF.
Foto: Ministério das Relações Exteriores (MRE).

O Ministério das Relações Exteriores e a ONU no Brasil inauguraram, na terça-feira (14), a exposição “Construindo Nosso Futuro Juntos”, em alusão aos 80 anos de criação da Organização das Nações Unidas. A abertura ocorreu em solenidade realizada no Palácio Itamaraty, em Brasília, com a participação da vice-secretária-geral da ONU, Amina J. Mohammed, e a ministra substituta das Relações Exteriores, Maria Laura da Rocha.

“A cooperação é o maior ato de coragem da humanidade. Agradeço ao governo do Brasil por tornar esta exposição possível; ela conta a história de como o mundo escolheu o multilateralismo,” afirmou a vice-chefe das Nações Unidas, Amina J. Mohammed, na cerimônia desta terça (14), no Palácio Itamaraty.

“É com muita alegria que o Itamaraty abre suas portas para receber esse evento em celebração dos 80 anos da ONU,” disse a Embaixadora Maria Laura da Rocha na cerimônia de abertura da exposição.

A ONU foi oficialmente criada em 24 de outubro de 1945, quando a Carta das Nações Unidas entrou em vigor, após ser ratificada pelos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança e pela maioria dos outros países signatários.

Ao comemorarmos o 80º aniversário da assinatura da Carta, recordamos a relevância duradoura desse documento histórico, concebido ainda quando a humanidade enfrentava a devastação e o horror da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Sua assinatura em 26 de junho de 1945, na Conferência de São Francisco, anunciou uma nova era de cooperação global.

Para delegadas e delegados presentes, a Carta da ONU marcou uma virada decisiva em direção à paz após os horrores de duas Guerras Mundiais, que deixaram uma marca indelével na consciência da humanidade. Com a sua assinatura, os Estados juraram nunca mais infligir tamanho sofrimento e devastação à humanidade.

O Brasil, como país fundador da ONU, teve papel crucial nesse processo e, desde então, se destaca como ferrenho defensor do multilateralismo, dos direitos humanos, da paz e do desenvolvimento sustentável.

“Há muitos anos, o Brasil defende o necessário aperfeiçoamento da Carta. O mundo não parou em 1945, e a ONU deve acompanhar a mudança do tempo. Todo e qualquer aperfeiçoamento deve contribuir para o equilíbrio entre os três pilares da ONU,” afirmou a Embaixadora Maria Laura da Rocha no lançamento da exposição “Construindo Nosso Futuro Juntos”, em 14 de outubro de 2025.

A Carta da ONU idealizou um mundo baseado no respeito aos direitos humanos, na promoção da paz e da segurança e no apoio ao desenvolvimento sustentável. Passados 80 anos, vemos seu legado na exposição de fotos inaugurada no Itamaraty.

A exposição foi organizada pelo Escritório de Coordenação das Nações Unidas no Brasil e reúne 80 fotos de duas mostras realizadas em Nova Iorque por ocasião dos 80 anos da ONU.

A primeira parte traz 36 fotos históricas de “Revivendo o espírito de São Francisco”, exposição que resgata os ideais que uniram a humanidade em seu momento mais sombrio.

A segunda parte apresenta 32 fotos da exposição “Vidas compartilhadas, futuro compartilhado”, que mostra com imagens do presente o trabalho cotidiano das Nações Unidas e o impacto duradouro do multilateralismo construído em 1945. A mostra é complementada por 12 fotos do acervo das agências especializadas, fundos e programas da ONU no Brasil.

SERVIÇO: Exposição “Construindo Nosso Futuro Juntos”

Local: Palácio Itamaraty – Esplanada dos Ministérios, Bloco H, Brasília – DF
Período: 14 a 29 de outubro de 2025
Aberta ao público, como parte das visitas guiadas ao Palácio Itamaraty. Os agendamentos são feitos exclusivamente por meio de plataforma digital, com pelo menos 24h de antecedência do horário escolhido para a visita. Clique aqui para agendar uma visita.

Catálogo digital disponível neste link.

* A exposição “Construindo Nosso Futuro Juntos”, sobre os 80 anos das Nações Unidas, estará aberta ao público até 29 de outubro de 2025, como como parte das visitas guiadas ao Palácio Itamaraty, em Brasília – DF.
Legenda: A exposição “Construindo Nosso Futuro Juntos”, sobre o 80° aniversário das Nações Unidas, estará aberta ao público até 29 de outubro de 2025, como como parte das visitas guiadas ao Palácio Itamaraty, em Brasília – DF.

* A exposição “Revivendo o espírito de São Francisco” foi coordenada pelo Escritório da Presidência da Assembleia Geral das Nações Unidas, com o generoso apoio de Brasil, Camarões, China, União Europeia, Alemanha, Noruega, Catar, Singapura, Estados Unidos da América e Fundação das Nações Unidas.

* A exposição “Vidas compartilhadas, futuro compartilhado” foi organizada pelo Departamento de Comunicação Global da ONU, liderado por seus 59 Centros de Informação da ONU (UNICs), juntamente com as Missões Permanentes da Itália, Eslovênia e Suíça. A exposição é baseada em imagens recebidas por meio de um chamado global. Critérios editoriais foram aplicados para apresentar a história global das Nações Unidas da melhor maneira possível. As imagens e os textos apresentados não pretendem representar os países de origem, nem refletem o foco específico da ONU nesses locais.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒  
Botão Voltar ao topo