
O skatista brasileiro Giovanni Vianna conquistou a medalha de prata na etapa de Roland Garros da SLS, principal competição do mundo na modalidade street do esporte. O campeão foi o francês Vincent Milou, que pode comemorar a vitória com a torcida de Paris. No feminino, Rayssa Leal não conseguiu chegar na final feminina.
Vianna começou com uma nota 8,3 na primeira volta. Na segunda, ele caiu, ficando com apenas 0,3, antes de melhorar na terceira, com um 8,7, e na quarta, com um 8,6. Na quinta, com uma manobra de costas, conseguiu um 8,8 e subiu para a quarta posição entre os seis finalistas. Na última volta, o brasileiro realizou um giro inteiro de 360º para encaixar só o eixo da frente no final e conseguiu um 9,1, chegando ao segundo lugar.
Milou foi na sequência e conseguiu uma nota 9,2 que lhe deixava na liderança, para o delírio do público. A competição precisou ser interrompida por alguns momentos para limpar a pista dos copos e garrafas jogados pelos torcedores. A etapa terminou com Milou campeão, Vianna prata e o americano Nyjah Huston com o bronze.
Com o resultado, Vianna chegou ao quinto lugar na classificação geral, enquanto outro brasileiro (Felipe Gustavo) está na terceira colocação. O líder é Huston, e o português Gustavo Ribeiro está em segundo lugar.
A etapa de Paris foi a quinta de sete do circuito. A próxima será em Las Vegas, nos Estados Unidos, em 25 de outubro, enquanto a última e decisiva será no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, nos dias 6 e 7 de dezembro.
RAYSSA LEAL É ELIMINADA
No feminino, Rayssa Leal não teve um bom desempenho em Roland Garros. Ela acabou eliminada ainda na fase eliminatória, que classificou as três primeiras colocadas das cinco concorrentes de cada grupo. Com isso, ficou na quinta colocação na classificação geral.
Dona de 13 taças em etapas da SLS e em busca do quarto título mundial de skate street, a maranhense de 17 anos chegou a Paris como uma das favoritas, já que havia vencido duas etapas da competição na atual temporada, em Miami, nos Estados Unidos, e em Brasília.
Na pista, porém, a brasileira não acertou as manobras e sofreu quedas em três das suas cinco tentativas, somando 7,9 e 8,0 nas que completou – uma nota total de 15,9, apenas à frente da americana Secret Lynn, que terminou com 14,2 pontos.
Na final, a japonesa Aoi Uemura levou o ouro. Completaram o pódio: a australiana Chloe Covell e a também japonesa Yumeka Oda.