
A Prefeitura de Jacareí realizou nesta quinta-feira (9), o ato de oficialização do Marco Zero de Romaria, na Capela Nossa Senhora Aparecida, no Jardim Liberdade.
O evento marcou a valorização do momento histórico de lançamento da imagem da Padroeira do Brasil no Rio Paraíba do Sul, a partir de Jacareí, conforme preservado na oralidade, tradições culturais, registros históricos e arquitetônicos da cidade.
A solenidade incluiu a inauguração do mural artístico ao lado da Capela, feito pelo servidor e artista Clóvis Masson, ilustrando a cena histórica, bem como a entrega oficial do novo ramal “Rota da Luz – Peregrinos da Mãe Aparecida”, que liga Jacareí ao circuito oficial de peregrinação Mariana até o Santuário Nacional de Aparecida.
“Estamos relembrando e trazendo nossa história de fé e devoção à Nossa Senhora Aparecida. Hoje começamos um trabalho, junto à Secretaria de Desenvolvimento e à de Mobilidade, para que possamos iniciar o caminho da fé de onde de fato é o ponto zero, que é às margens do Rio Paraíba em Jacareí.
Que possamos cada vez mais valorizar a relevância da nossa cidade, com muito orgulho”, afirmou o prefeito de Jacareí, Celso Florêncio.
Ramal Rota da Luz
O novo ramal é uma reivindicação antiga dos romeiros jacareienses que, todos os anos, seguem em direção a Aparecida. Até agora, a cidade era atendida apenas pela rota da Rodovia Presidente Dutra, considerada o caminho mais perigoso devido ao intenso tráfego e ao alto índice de acidentes.
Com a criação do ramal local, a população passa a contar com uma alternativa mais segura, sinalizada e integrada ao turismo religioso estadual.
A rota foi totalmente sinalizada pela Secretaria de Mobilidade Urbana, utilizando o padrão oficial de orientação denominado por lei municipal como “Peregrinos da Mãe Aparecida”, em respeito à Paróquia Santa Cecília, criadora do novo trajeto, que segue agora direcionado com setas nas cores azul e amarela, representando a fé e a luz que guiam o caminho dos devotos.
O projeto faz parte do Plano Municipal de Turismo, que é integrado ao Plano de Mobilidade Urbana de Jacareí, e tem entre seus eixos estratégicos o fomento ao turismo náutico pelo Rio Paraíba do Sul e o desenvolvimento da cadeia de fornecedores locais, estimulando novas oportunidades econômicas e culturais em torno do rio e de sua história.
Hidroromaria
Além da entrega do novo mural e da sinalização do ramal, uma comitiva deu início à 1ª Hidroromaria Jacareí/Aparecida, percorrendo o trecho inicial de 3 km — da Capela Nossa Senhora Aparecida, marco arquitetônico da cidade e ponto simbólico do lançamento da imagem em 1.717, até o Jardim Santa Maria, com desembarque na Avenida Mário Covas.
O trajeto contou com a monitoria do atleta e recordista mundial de caiaque, Pedro Oliva.
Logo após, o atleta seguirá com a comotiva pelo Rio Paraíba em direção a Aparecida. A chegada está prevista para o domingo, 12 de outubro, Dia da Padroeira do Brasil.
Esse segundo percurso trata da expedição de Estudo Técnico de Viabilidade e Batimetria dos trechos navegáveis do rio, com o objetivo de subsidiar o projeto de criação da Hidrovia Regional Jacareí/Aparecida, a ser encaminhado futuramente à Secretaria Estadual de Turismo.
A iniciativa visa consolidar o uso do Rio Paraíba como rota de fé, patrimônio histórico e vetor de desenvolvimento econômico sustentável, retomando o caminho ancestral das bandeiras paulistas e o percurso original da devoção mariana mais importante do país.
“Jacareí está unindo história, fé e planejamento urbano. O Rio Paraíba, que trouxe os bandeirantes e a imagem da Padroeira, agora volta a ser um caminho de integração regional e desenvolvimento econômico para Jacareí e o Vale do Paraíba”, afirmou Edinho Guedes, secretário de Mobilidade Urbana.