publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

HM de São José tem 53 vagas abertas para Residência Médica em 2026

Turma de residentes que concluiu a formação no ano passado; HM terá 53 vagas disponíveis para 2026

Turma de residentes que concluiu a formação no ano passado; HM terá 53 vagas disponíveis para 2026 - Foto: Divulgação
Turma de residentes que concluiu a formação no ano passado; HM terá 53 vagas disponíveis para 2026 – Foto: Divulgação

O Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence, unidade da Prefeitura de São José dos Campos gerenciada pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), participa do processo de Seleção Pública de Residência Médica pelo SUS em São Paulo, cujas inscrições serão abertas no próximo dia 16, prosseguindo até 4 de novembro.

Ao todo, serão 53 vagas, conforme edital que pode ser acessado aqui. O Hospital Municipal disponibilizará 37 vagas distribuídas entre programas de acesso direto e de pré-requisito. Nas residências de acesso direto, o médico pode ingressar imediatamente após a graduação em Medicina, sem necessidade de experiência prévia em outra especialidade.

Vagas

Entre essas vagas estão Anestesiologia (6 vagas), Cirurgia Geral (5), Clínica Médica (2), Ginecologia e Obstetrícia (4); Medicina Intensiva Adulto (3), Neurologia (3), Ortopedia e Traumatologia (3) e Pediatria (4).

Já as vagas com pré-requisito são para Urologia (1 vaga, com pré-requisito em Cirurgia Geral), Medicina Intensiva Pediátrica (1 vaga com pré-requisito em Pediatria) e Neonatologia (2, com pré-requisito em Pediatria). Os programas têm duração de 2 a 5 anos, dependendo da especialidade.

Outras 16 vagas serão ofertadas pelo programa de residência médica da Universidade Anhembi Morumbi, todas em especialidade de acesso direto. Destas, 6 vagas são para Clínica Médica, 4 para Ginecologia e Obstetrícia e 6 para Pediatria, onde os residentes também cumprem o programa de residência nas dependências do Hospital Municipal.

Segundo o médico Afonso Guedes Machado, coordenador da Comissão de Residência Médica (Coreme) do Hospital Municipal, esta será a primeira vez que o HM participa do processo de Seleção Pública de Residência Médica pelo SUS-SP, pois antes a instituição realizava seu processo seletivo isoladamente, disponibilizando suas vagas credenciadas. Agora, com o processo unificado do SUS-SP, as vagas são ofertadas junto às de outras instituições de ensino e saúde.

Organizado pela Fundação Vunesp, o processo é voltado a médicos formados ou em fase de conclusão do curso e contempla dezenas de especialidades em hospitais de todo o Estado. Serão oferecidas 1.431 vagas em instituições credenciadas pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) e pelo Ministério da Educação (MEC)

Inscrições

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br), mediante o pagamento de uma taxa de R$ 120,00, com possibilidade de isenção ou redução solicitada nos dias 16 e 17 de outubro.

A prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, será aplicada no dia 14 de dezembro de 2025. O resultado preliminar está previsto para 20 de janeiro de 2026, e as matrículas para os aprovados ocorrerão entre 23 e 27 de fevereiro.

Para se inscrever, o candidato deve ter diploma ou declaração de conclusão de curso de Medicina reconhecido pelo MEC (ou colar grau até fevereiro de 2026); possuir inscrição provisória ou definitiva no Conselho Regional de Medicina (CRM); estar quite com as obrigações eleitorais e militares, além de cumprir pré-requisitos específicos exigidos pelo programa escolhido.

Residência Médica é considerada o “padrão ouro” de especialização do médico no país, unindo prática supervisionada e aperfeiçoamento técnico teórico.

O Hospital Municipal conta atualmente com 115 médicos residentes, sendo 77 pelo programa de residência do próprio HM, 35 pela Faculdade Anhembi Morumbi e 3 pelo Hospital Policlin.

Botão Voltar ao topo