publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Operação Azul Turquesa apresenta capacidades da Arma de Engenharia na AMAN

A atividade teve como objetivo apresentar aos cadetes do Curso Básico, correspondente ao primeiro ano de formação, os recursos e as capacidades empregados pela Engenharia em operações militares, em apoio à Defesa Civil e em iniciativas de desenvolvimento nacional

A atividade teve como objetivo apresentar aos cadetes do Curso Básico, correspondente ao primeiro ano de formação, os recursos e as capacidades empregados pela Engenharia em operações militares, em apoio à Defesa Civil e em iniciativas de desenvolvimento nacional. (Foto: Divulgação/AMAN)

A Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) recebeu a Operação Azul Turquesa 2025, conduzida por militares da Arma de Engenharia do Exército Brasileiro. A atividade teve como objetivo apresentar aos cadetes do Curso Básico, correspondente ao primeiro ano de formação, os recursos e as capacidades empregados pela Engenharia em operações militares, em apoio à Defesa Civil e em iniciativas de desenvolvimento nacional.

A atividade contou, inicialmente, com uma apresentação do Chefe do Departamento de Engenharia do Exército (DEC), explorando as características e peculiaridades da arma de Engenharia. Na sequência os cadetes foram deslocados para a área do Estande de Tiro, onde ocorrem demonstrações dos mais modernos materiais de Engenharia, como redes de camuflagem com baixa assinatura termal, drones para diversas funções de reconhecimento, painéis solares de campanha, equipamentos remotamente controlados, dentre outros materiais.

Os cadetes tiveram ainda, a oportunidade de travar contato com oficiais de unidades de engenharia de diversas naturezas, possibilitando a troca de experiências profissionais e conhecimento das especificidades do dia-a-dia do oficial de Engenharia na tropa.

Coroando a Operação Azul Turquesa ocorreu, na Pista Andrade Neves, uma demonstração do emprego de meios e materiais militares mais atuais disponíveis nas OM, com equipamentos de engenharia de combate e construção, assim como a atuação de mergulhadores de combate, detonação de cargas explosivas, lançamento de pontes, abertura de brechas e melhoria de estradas. Mais de 200 militares, oriundos de diferentes organizações militares de Engenharia, apoiaram a realização da Operação.

Cadetes assistindo a demonstração. (Foto: Divulgação/AMAN)

O evento contou com a presença do General de Exército Anisio David de Oliveira Junior, Chefe do Departamento de Engenharia e Construção, oficias Generais do Sistema de Engenharia, Cmt OM de Engenharia, cadetes colombianos em intercâmbio na AMAN, alunos do Curso de Engenharia da Escola de Sargentos das Armas e alunos do Grêmio Villagran Cabrita do Colégio Militar de Brasília.

Autoridades assistindo a demonstração. (Foto: Divulgação/AMAN)

A Operação Azul Turquesa reafirma a preocupação do Departamento de Engenharia e Construção com a formação dos futuros oficiais, ao proporcionar experiências práticas com emprego de tecnologias, equipamentos e sistemas mais modernos disponíveis no Exército.

Botão Voltar ao topo