publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Medalhista olímpico em Paris vence o BMX Park Internacional 2025 em Taubaté

José Torres Maligno venceu a disputa neste domingo. Gustavo Balaloka ficou com o vice

O argentino José Torres “Maligno”, medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, ficou com o título da competição
O argentino José Torres “Maligno”, medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, ficou com o título da competição. (Foto: BMX Park Internacional 2025/Vitor Vidal)

Não houve surpresa no BMX Park Internacional 2025, evento realizado na manhã deste domingo, dia 5, na pista coberta de esportes radicais do Parque Municipal Vale do Itaim, em Taubaté. O argentino José Torres “Maligno”, medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, ficou com o título da competição, que reuniu oito riders, sendo cinco saídos da Copa Internacional BMX Park, válido pelo ranking da União Ciclística Internacional – UCI, da classe C1, além de três convidados.

Maligno venceu após uma apresentação impecável, garantindo a nota 89,67 ainda na primeira volta, e ganhando o duelo com o brasileiro Gustavo Balaloka, finalista e sexto em Paris, que obteve 88,00. A terceira colocação no torneio foi do colombiano Luiz Rincón, campeão nacional, com 84,00.

O BMX Park Internacional teve emoção de sobra. Os participantes tiveram duas voltas de um minuto para apresentar aos juízes, que levaram em conta critérios de avaliação, incluindo a execução das manobras, dificuldade, amplitude, utilização da pista, criatividade e a impressão geral deixada.

Apontado como favorito, Maligno fez a melhor nota após a primeira volta, mostrando toda a técnica e habilidade que lhe garantiram o ouro olímpico. Com isso, ficou aguardando a reação dos adversários na segunda chance.

Pódio em Taubaté. (Foto: BMX Park Internacional 2025/Vitor Vidal)

Obrigados a arriscar mais, muitos acabaram caindo, com destaque para o colombiano Rincón, que vinha numa volta promissora. Balaloka, que estava em segundo, também começou forte, mas acabou desistindo pouco antes do final do tempo, assegurando a vitória de Maligno. O argentino fechou sua apresentação de forma tranquila, sem muito risco, para ratificar a conquista.

O campeão destacou o feito e ainda festejou que todos saíram ilesos. “Estou muito feliz com o resultado e com o apoio da torcida. Mas o melhor de tudo foi que todos terminaram bem a competição e sem lesões. Isso é o que vale mais”, destacou Maligno.

O brasileiro Balaloka explicou a desistência da segunda volta. “Foi por pouco. Tentei vir mais forte, mas não deu. Faz parte do jogo. Agora é pensar no que vem pela frente e estar preparado para os novos desafios”, destacou o rider paulista.

Resultados

Masculino
1. José Torres Maligno (ARG), 89,67
2. Gustavo Silva Balaloka (BRA), 88,00
3. Luiz Rincón (COL), 84,00
4. Felipe Meneirin (BRA), 80,00
5. Cauan Madona (BRA), 79,33
6. Gabriel Ribeiro dos Santos Mendonça (BRA), 76,67
7. Eduardo Saçaki (BRA), 75,67
8. Leandro Overall (BRA), 71,00

Feminino (no sábado)
1. Eduarda Bordigonon (BRA), 75,33
2. Analia Zacarias (ARG), 71,67
3. Débora Oliveira (BRA), 58,00
4. Derlaybe Roque (BRA), 10,00

Botão Voltar ao topo