
A Marinha do Brasil (MB) anunciou a abertura de 42 vagas em processo seletivo para ingresso como Oficial Superior Temporário da Reserva de 3ª Classe (RM3). A seleção é destinada a profissionais com ensino superior completo e pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado).
As inscrições podem ser realizadas até 20 de outubro. A taxa é de R$ 140,00. Candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e doadores de medula óssea podem solicitar isenção até a próxima segunda-feira (6).
O processo seletivo simplificado acontece por Distrito Naval (DN), e os candidatos devem escolher o Distrito Naval de sua preferência para realizar a inscrição. As vagas disponíveis são para as áreas de Ciência e Tecnologia, Medicina e Magistério, conforme abaixo:
1º Distrito Naval (Rio de Janeiro) – 24 vagas (Ciência e Tecnologia, Medicina e Magistério)
2º Distrito Naval (Salvador) – 2 vagas (Medicina)
3º Distrito Naval (Natal) – 7 vagas (Medicina)
4º Distrito Naval (Belém) – 3 vagas (Medicina)
6º Distrito Naval (Ladário) – 3 vagas (Medicina)
7º Distrito Naval (Brasília) – 3 vagas (Medicina)
Para participar da seleção, os candidatos devem ser brasileiros natos, ter entre 18 e 62 anos até 6 de julho de 2026 e possuir especialização, mestrado ou doutorado. As vagas estão organizadas nas áreas de Ciência e Tecnologia, Medicina e Magistério, que abrangem diversas profissões específicas, conforme detalhado nos respectivos Avisos de Convocação. De acordo com a profissão, pode ser exigida experiência profissional comprovada e formação acadêmica compatível com a área de atuação.
O candidato aprovado em todas as fases e classificado dentro do número de vagas será incorporado à MB como Oficial Superior, no posto de Capitão de Corveta. A remuneração bruta inicial é de aproximadamente R$ 15 mil. Desde o curso de formação, os Oficiais Temporários têm acesso a diversos benefícios, como assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa.
Etapas do Processo Seletivo
A primeira etapa consiste em uma prova objetiva de Língua Portuguesa, com duração total de três horas, de caráter eliminatório e classificatório. O certame será composto por 40 questões de múltipla escolha, elaboradas com base no conteúdo programático e na bibliografia indicados no Apêndice XVII do Aviso de Convocação.
Os candidatos aprovados nessa fase serão convocados para a segunda etapa, a Prova de Títulos, de caráter classificatório. Para obter bom desempenho, é recomendável que os interessados consultem previamente os critérios de pontuação referentes à titulação exigida.
O processo seletivo prevê outras fases eliminatórias, que incluem desde a verificação de dados biográficos e de documentos até a realização da inspeção de saúde e do teste de aptidão física.
Os candidatos que desejam concorrer para área de conhecimento “Magistério”, além das etapas mencionadas, deverão também realizar uma prova de aula, destinada para avaliar a preparação e a condução de aula, bem como aferir conhecimentos referentes à profissão.
Teste de aptidão física de Ingresso (TAF-i)
O TAF-i, de caráter eliminatório, avalia se o candidato atende aos padrões físicos exigidos pela Marinha. O teste é realizado em dois dias não consecutivos e envolve provas de natação (25 metros) e corrida (2.400 metros). Os tempos exigidos nos testes variam conforme o sexo do candidato.
Para mais informações, os candidatos devem acessar o site do Distrito Naval de sua preferência e acessar os Avisos de Convocação.
Serviço Militar Voluntário (SMV)
Para ingressar como militar temporário, é preciso participar de um processo seletivo organizado e executado por cada um dos nove Distritos Navais, sediados em todas as regiões do País. Diferentemente do concurso público, não é publicado edital, mas um Aviso de Convocação, divulgado regularmente com todas as regras da seleção.
Os militares que ingressam pelo Serviço Militar Voluntário poderão ter seu vínculo renovado, anualmente, desde que o tempo total de serviço prestado não ultrapasse o tempo máximo de oito anos, sem a expectativa de permanência e estabilidade após esse período.