publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Brasil sedia capacitação da ONU para o aumento da participação feminina em missões de paz

Capacitação no CCOPAB, no Rio de Janeiro, reuniu militares e civis de seis países com foco na proteção de mulheres e crianças em crises.

Curso no Rio de Janeiro. (Foto: Divulgação/CCOPAB)

De 15 a 26 de setembro, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), no Rio de Janeiro, foi palco do Training of Trainers Military Gender Adviser (ToT MGA), promovido pelo Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa (UNITAR). Pela primeira vez, essa capacitação ocorreu em território brasileiro, reunindo 12 profissionais militares e civis de seis países: Brasil, Costa do Marfim, Vietnã, Tailândia, Gana e Paquistão.

Tendo como um dos objetivos ampliar a efetividade da presença feminina nas missões de paz, o treinamento abordou a atuação de assessores militares voltados para ações que visam diminuir a violência contra mulheres e crianças em situações de crises humanitárias, capacitando instrutores que replicarão o conhecimento em centros de treinamento de operações de paz ao redor do mundo. A maioria dos participantes — nove mulheres e três homens — atua diretamente em missões da ONU ou em instituições formadoras, desempenhando papel central na prevenção de violência dessa natureza em ambientes de conflito.

Capacitação estratégica para ambientes operacionais complexos

Durante o encerramento, o Cônsul-Geral do Canadá no Rio de Janeiro, François Jubinville, destacou que conflitos armados impactam de forma desproporcional mulheres e meninas, com o aumento da violência sexual, da mortalidade materna e de outras vulnerabilidades. “Embora a participação feminina em Operações de Paz tenha crescido, ela ainda permanece baixa (…). Estamos convencidos de que a integração dessa perspectiva em operações militares e instituições aumenta a efetividade, melhora os resultados operacionais, amplia o entendimento cultural e fortalece a estabilidade duradoura.” afirmou o diplomata, ressaltando o compromisso do Brasil com as missões da ONU.

Curso no Rio de Janeiro.
Curso no Rio de Janeiro. (Foto: Divulgação/CCOPAB)

Exército Brasileiro: presença ativa na paz internacional

A realização do ToT MGA no CCOPAB consolida o protagonismo do Brasil na formação de tropas com elevado grau de preparo técnico e sensibilidade para os desafios contemporâneos das missões de paz. A iniciativa reafirma a capacidade operacional do Exército Brasileiro, evidenciada por sua atuação conjunta com organismos multilaterais e por sua infraestrutura de excelência para o adestramento de militares destinados a ambientes multinacionais.

Ao sediar uma capacitação estratégica da ONU, o Exército contribui diretamente para a construção de uma paz sustentável e para o fortalecimento da diplomacia militar, valorizando tanto sua prontidão operacional quanto seu papel ativo no cenário internacional.

Compromisso com o futuro das missões de paz

Com a realização do ToT MGA, o CCOPAB permanece como referência regional em treinamento para Operações de Paz e amplia o alcance de iniciativas voltadas à inclusão e à eficácia operacional. O evento representa mais um passo do Brasil na promoção de soluções integradas e sensíveis ao contexto humano dos conflitos armados, reafirmando sua contribuição para a estabilidade global.

Botão Voltar ao topo