publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Exército fortalece vigilância com capacitação em viatura-rádio

Neste mês, está prevista mais uma capacitação, desta vez na 18ª Companhia de Comunicações (18ª Cia Com), em Corumbá-MS

Comando de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército
Em outubro, está prevista mais uma capacitação, desta vez na 18ª Companhia de Comunicações (18ª Cia Com), em Corumbá-MS. (Foto: Comando de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército)

Em continuidade ao ciclo de treinamentos, o Comando de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército (CCOMGEX) realizou, no mês de setembro, novas capacitações de militares para o uso da viatura-rádio, um dos importantes recursos de comunicação do Programa Estratégico do Exército Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Prg EE SISFRON). Em outubro, está prevista mais uma capacitação, desta vez na 18ª Companhia de Comunicações (18ª Cia Com), em Corumbá-MS.

As instruções foram ministradas pela EMBRAER, com apoio da Organização Brasileira para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Controle do Espaço Aéreo (CTCEA), e tiveram como foco fortalecer a eficiência do Comando e Controle (C2) das operações em áreas estratégicas da fronteira terrestre do Brasil.

As capacitações do módulo viatura-rádio realizadas em setembro abrangeram diferentes organizações militares do Comando Militar do Oeste (CMO), fortalecendo a capacidade técnica das tropas que atuam diretamente na vigilância da faixa de fronteira.

As unidades já contempladas podem ser conferidas na imagem a seguir, que também sinaliza a próxima capacitação prevista para outubro:

O treinamento englobou tanto teoria quanto prática, com foco na montagem, desmontagem e operação dos sistemas de comunicações da viatura, essenciais para a transmissão segura de dados e voz em cenários de defesa. A atividade capacitou 40 militares, fortalecendo a integração das tropas e garantindo maior agilidade e segurança.

A atividade capacitou 40 militares, fortalecendo a integração das tropas e garantindo maior agilidade e segurança
A atividade capacitou 40 militares, fortalecendo a integração das tropas e garantindo maior agilidade e segurança. (Foto: Comando de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército)

Ganhos para o Brasil e para a faixa de fronteira

A ampliação do número de militares aptos a operar sistemas avançados de comunicações representa um ganho direto para a defesa nacional. A fronteira terrestre brasileira, caracterizada por desafios logísticos e de segurança, demanda meios tecnológicos robustos capazes de integrar tropas e permitir respostas rápidas a qualquer ameaça.

Com esta iniciativa, o Exército confirma seu papel com a proteção da faixa de fronteira e evidencia o papel estratégico do SISFRON, reconhecido como um dos maiores projetos de monitoramento e defesa territorial da América Latina. Para além do investimento em equipamentos de ponta, a capacitação reforça o fator humano como eixo fundamental da defesa do país.

Botão Voltar ao topo