
Na tarde ensolarada desta terça-feira (30), São José dos Campos recebeu a visita da equipe de corredores do projeto internacional Lions Charity Run 2025, que vincula o esporte como uma ferramenta de mudança e união, para promover a solidariedade, a paz e oferecer ajuda para os povos afetados por conflitos.
Em sua 14ª edição e com um roteiro de 839km que partiu de Curitiba (PR) e terminará no Rio de Janeiro, São José dos Campos foi selecionada pela equipe por ser considerada a capital da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e uma potência econômica no eixo Rio-São Paulo.
Neste ano, o objetivo da Lions Charity Run é arrecadar recursos para ações voltadas a crianças em situação de vulnerabilidade social no Brasil.
Com o lema We Run, We Serve! (Nós Corremos, Nós Servimos!), a equipe é formada por Susanne Hindahl-Reede (Alemanha) e Roman Monastyrskyy (Ucrânia); os poloneses Arkadiusz Dybiec, Jacek Trębecki, Mariusz Szeib, Marek Kulpa e Karolina Barałkiewicz-Sokal; e o brasileiro Renato Limongi, maratonista e administrador da Aliança de Misericórdia.
A Iniciativa
Idealizador do projeto, Mariusz Szeib, de 71 anos, contou um pouco sobre a ideia pulsante que move o Charity Run.
“Nós servimos o mundo. Há tantos ao nosso redor. Eu sempre repito uma frase: não podemos ajudar todo mundo, mas podemos ajudar pelo menos alguém. Se cada um de nós ajudar alguém, todos juntos ajudamos a todos. A melhor forma de ajudar a nós mesmos é ajudando os outros, servindo. Tenho certeza disso”, afirmou.
Mariusz também destacou a logística necessária para que as corridas e as apresentações aconteçam.
“São dias na estrada. O tempo é importante e cada detalhe precisa ser preparado para realizarmos esta missão. Então, procuro todas as informações sobre onde iremos e o que encontraremos. São José dos Campos é uma cidade muito bem preparada. Sou grato por terem nos recebido tão bem e muito obrigado aos cidadãos joseenses. É ótimo estar aqui e conhecer todos”, agradeceu com simpatia.
Percurso
Os corredores cumpriram um trecho de 10 km com saída no Jardim Limoeiro e rota pelos bairros: Jardim das Indústrias, Jardim Alvorada, Aquárius e Altos do Esplanada, até o Centro da Juventude, no Jardim América, onde a Prefeitura realizou o recebimento oficial dos atletas na chegada.