
A 29ª reunião do Programa São José Unida, realizada nesta terça-feira (30), no Paço Municipal, destacou os avanços da segurança pública em São José dos Campos. A redução expressiva dos índices criminais e o sucesso das operações integradas foram os principais pontos apresentados às autoridades presentes.
O encontro reuniu representantes das Polícias Civil, Militar, Científica, Rodoviária Estadual e Federal, Corpo de Bombeiros, Detran, além da Guarda Civil Municipal e de órgãos da Prefeitura.
Entre os dados apresentados, um destaque foi para a queda de 91% nos roubos de veículos entre janeiro e julho de 2016 (ano anterior à criação do programa) e o mesmo período de 2025.
Integração e resultados
O comandante do CPI-1 (Comando de Policiamento do Interior), coronel PM Luiz Fernando Alves, ressaltou que São José é referência em integração e monitoramento. “A possibilidade de reunir e integrar as forças de segurança traz resultados efetivos. Tenho levado esse exemplo em reuniões, como na Agemvale, mostrando São José como modelo a ser seguido”, disse.
O coronel também destacou a habilitação de policiais militares, com apoio da Prefeitura, por meio do Departamento de Posturas Municipais e Estética Urbana, para reforçar a fiscalização administrativa de estabelecimentos irregulares, como adegas e outros comércios.
De acordo com o balanço regional, somente entre janeiro e agosto deste ano foram 3.906 presos em flagrante e 2.089 procurados capturados em municípios da área de abrangência do CPI-1 – que inclui o Vale do Paraíba e o Litoral Norte.
A delegada seccional de São José dos Campos, Ana Lúcia Guimarães Junqueira, participou pela primeira vez e destacou a experiência. “Essa integração não é comum em outras cidades do Estado. Estou muito satisfeita em assumir a Seccional de São José e espero estar presente em futuras reuniões do São José Unida”, afirmou.
Aprovação
O reflexo da integração e dos investimentos aparece também na percepção da população. Em recente pesquisa da Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos), 86,3% dos moradores afirmaram que aprovam a segurança pública da cidade. Já a Guarda Civil Municipal conquistou um dos melhores índices: 90,7% de aprovação, com crescimento em relação à pesquisa anterior.
Amvale
Além dos resultados expressivos na segurança pública, São José dos Campos está entre os concorrentes ao 2º Prêmio AMVALE de Gestão Responsável, que reconhece boas práticas de inovação, sustentabilidade e impacto social nos municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte. Entre os temas estão: a frota elétrica e São José Unida, temas ligados à segurança.
Com quase 100% de adesão das cidades associadas, o prêmio consolida-se como referência regional e São José, mais uma vez, figura como protagonista, apresentando iniciativas que reforçam seu compromisso com a modernização da gestão pública e a qualidade de vida da população.
Compromisso com o futuro
Com tecnologia de ponta, ações integradas e planejamento estratégico, São José dos Campos segue consolidando-se como referência nacional em segurança pública. O São José Unida reafirma o compromisso de proteger a população hoje e preparar a cidade para um futuro ainda mais seguro.