publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Prefeitura de São José dos Campos apresenta os primeiros ônibus da nova frota elétrica

Os veículos usam tecnologia para melhor serviço e mais conforto aos passageiros. (Foto: Cláudio Vieira/PMSJC)

A Prefeitura de São José dos Campos apresentou nesta quarta-feira (1º) os primeiros ônibus que irão inovar o transporte público e transformar a cidade na primeira do país a ter frota 100% elétrica.

Inicialmente, são cinco ônibus que irão circular a partir da próxima semana em linhas da região sul, onde já existe um pátio para carregamento dos veículos – linhas 117 Morumbi/Aquarius e 318 Terminal Central/Dom Pedro. Ainda este mês está prevista a entrega de mais 15 veículos.

O novo modelo de transporte público, a partir dos ônibus elétricos, é totalmente inovador, com mais qualidade e conforto para os passageiros.

São modelos zero quilômetro, com tecnologia e inteligência embarcada – que permite monitorar o desempenho, horários de partida, chegada e trajeto, diminuindo a quilometragem ociosa e gerando economia. Esta tecnologia também garante mais segurança por meio de câmeras acopladas internamente. Os veículos possuem ar-condicionado, piso baixo, entrada USB, espaço para dois cadeirantes, entre outros benefícios que garantem conforto, segurança, menos ruído, agilidade e sustentabilidade. Eles possuem designer exclusivo e com iluminação a LED que vai auxiliar os passageiros na identificação dos tipos de linhas.

Os veículos usam tecnologia para melhor serviço e mais conforto aos passageiros | Foto: Cláudio Vieira/PMSJC

A implantação do transporte público 100% elétrico é um dos principais compromissos do Plano de Gestão 2025-2028. A frota completa terá 400 novos ônibus elétricos. Eles começam a circular gradativamente até substituir toda a frota atual. O novo modelo também ofertará mais linhas de ônibus.

A Prefeitura atua firmemente em um modelo de transporte moderno, sustentável, projetado com as melhores tecnologias voltadas à mobilidade urbana, interligando todos os modais, como o sistema cicloviário, o transporte público de qualidade e demais segmentos – projetados para acompanhar o crescimento da cidade.

Botão Voltar ao topo