
O projeto Criança Elementar segue encantando e transformando a vivência de crianças em Pindamonhangaba, ao promover atividades artísticas e sensoriais que unem afeto, criatividade e contato com a natureza.
Idealizada pela atriz, arte-educadora e produtora cultural Nathalia Vasconcellos, a iniciativa utiliza os quatro elementos – fogo, água, terra e ar – como inspiração para dinâmicas educativas e coletivas.
Nos últimos encontros, as oficinas reuniram crianças de diferentes idades e perfis, ampliando o alcance da proposta.
No dia 21, a atividade foi realizada na APROSCEM, em Moreira César, com a participação de 26 crianças, incluindo alunos atípicos da PindArte Cia de Teatro.
Já no Educandário Casa Pia, 42 crianças participaram de uma vivência, com contação de histórias, jogos teatrais e dinâmicas coletivas. A última oficina aconteceu na Casa Patchô, reunindo 10 crianças do Lar Irmã Júlia e mais 7 de bairros próximos ao centro.
O projeto, voltado para crianças a partir de 5 anos, também acolheu menores de 4 anos em todas as oficinas, além de receber diversas crianças atípicas.
Na última atividade, por exemplo, participaram uma menina de 15 anos e um menino de 4 anos, ambos atípicos. Para Nathalia, essa diversidade fortaleceu ainda mais o sentido da proposta “O Criança Elementar foi uma experiência muito rica não só para as crianças, mas também para mim, como profissional e pessoa. Reforçou em mim que este é o caminho que quero seguir: levar arte acessível para todas as crianças”, afirmou.
O impacto das oficinas também foi sentido pelas famílias. A professora Glaucyani Pereira da Silva, que levou a filha Elisa para participar, relatou. “Você sabe o quanto a atividade foi boa quando sua filha nem sai do lugar e diz: ‘Mamãe, quero vir de novo na oficina’.
Fico grata pela Elisa aproveitar momentos tão ricos como esse. Foi um privilégio comemorar em uma data tão abençoada”, destacou.
O Criança Elementar é contemplado pelo Edital de Chamamento Público nº 12/2024 de Fomento à Cultura da PNAB, da Secretaria de Cultura e Turismo de Pindamonhangaba, e atende crianças em oito bairros da cidade. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo Instagram @brincante_recreacao_afetiva_.