publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Balé Jovem de Caraguá conquista prêmios e indicações para finais do VKIBC em Nova York

(Foto: Divulgação/PMC)

O Balé Jovem de Caraguatatuba participou no último fim de semana, nos dias 27 e 28/9, no Teatro Ítalo Brasileiro, em São Paulo, do festival de dança ‘Bravos Excellence 2025 – VKIBC Seletiva Brasil’, e conquistou diversas premiações, além de indicações para as finais da Competição Internacional de Balé Valentina Kozlova – VKIBC, que serão realizadas em Nova York, no próximo ano.

Nos dois dias, o festival recebeu trabalhos de escolas, grupos e bailarinos amadores e pré-profissionais, do Brasil e do exterior, nas linguagens de Dança Clássica (repertório e de criação), Dança Contemporânea, Estilo Livre, Danças Urbanas, Jazz e Sapateado, que foram avaliados por um renomado corpo de jurados.

Foram premiados a solista Mayara Rivello, com o 3º lugar da categoria ‘Variação Repertório Feminina Avançada’; e os solistas Guilherme Venâncio e Lucas Garcia, que além de conquistarem o 2º e 3º lugar da categoria ‘Variação Repertório Masculina Avançada’, respectivamente, foram indicados para participar das finais em Nova York.

Os bailarinos Maria Clara Montemor da Silva, Antonia Galaxia Rodrigues, Thays Eduarda Rodrigues, Helloá Jerônimo Cesário, Julia Castilho Chaves, Layza Lopes Menez, Geovana Vitória Torino, Francielle Peixinho Andrade, ⁠Mayara Rivello do Nascimento, Lucas Garcia da Silva, ⁠Nathália Gazzeta Ribeiro, Emily Castilho Reis e Guilherme Venâncio também se apresentaram na categoria ‘Conjunto de Dança Contemporâneo Avançado’ com a coreografia ‘Massa’, de Júnior Silva.

O coreógrafo, que também é diretor cultural da Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba), acompanhou o grupo durante o festival e destacou o progresso dos bailarinos.

“É muito gratificante acompanhar o crescimento técnico e artístico desses jovens que estão em processo de formação e almejam a profissionalização e uma carreira promissora no mundo da dança.

Caraguatatuba é referência no cenário da dança nacional e cada vez mais, o Balé Jovem vem conquistando seu espaço”, ressaltou Júnior.

Balé Jovem de Caraguatatuba

O grupo, oriundo da Escola de Bailados de Caraguatatuba, é mantido pela Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba) desde 2008. Sua formação é composta por aprendizes que estão no fim do processo de formação escolar. O Balé visa proporcionar a experiência de palco, contribuindo com a formação artística, técnica e cultural dos jovens bailarinos. Siga no Instagram: @escoladebailados.caraguatatuba

VKIBC

Em sua 15ª edição, a Competição Internacional de Balé Valentina Kozlova (VKIBC) nasceu do desejo de oferecer a jovens bailarinos uma plataforma para competir em um fórum justo e apolítico.

A VKIBC rapidamente conquistou reputação internacional por sua pontuação justa. As avaliações dos jurados são baseadas exclusivamente nas habilidades do bailarino e não são influenciadas pelo status da escola, treinador ou coreógrafo. Bailarinos com idades entre 9 anos, na Divisão Juvenil, e profissionais de até 26 anos, na Divisão Sênior, se reúnem para vários dias de competição.

A bailarina Valentina Kozlova nasceu em Moscou. Selecionada em primeiro lugar entre 30 mil candidatas, estudou na Escola de Balé Bolshoi, onde ingressou em 1973 e foi promovida a bailarina principal em 1975, dançando todos os papéis principais do repertório da companhia.

Botão Voltar ao topo