São José: Curso de gestantes apoia e acolhe futuras mães

Beatriz Freitas e o marido Victor participaram do Curso de Gestantes do Hospital Municipal : casal espera o primeiro filho. (Foto: Divulgação/PMSJC)

O Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence realizou na manhã desta terça-feira (30), no anfiteatro da unidade, o curso mensal para gestantes, reunindo 30 futuras mães em busca de informações e acolhimento durante a gestação.

A atividade, gratuita, é conduzida por uma equipe multiprofissional que inclui profissionais de fisioterapia, nutrição, enfermagem obstétrica, fonoaudiologia, psicologia, entre outras áreas.

Verônica Guedes, moradora do bairro Santa Inês 2, está com 32 semanas de gestação e vive a expectativa do nascimento da sua primeira filha, Maitê. Ela conta que ficou sabendo do curso pelas redes sociais e decidiu participar para esclarecer dúvidas.

Com 32 semanas de gravidez, Verônica espera pelo nascimento da Maitê

“É um momento em que a gente tem tantas incertezas, mesmo com o acesso à internet. No curso, as orientações vêm de profissionais da saúde e também de experiências de outras mães. Esse apoio da rede é muito importante. Gostei muito, por exemplo, de aprender sobre as disfunções orais, um tema que eu ainda não conhecia. Acho essencial que outras gestantes também saibam da existência desse curso e possam participar”, afirma.

Já Beatriz Freitas, de 27 anos, moradora do bairro Vista Verde, está com 27 semanas de gestação e ainda não sabe o sexo do bebê. Ela soube da iniciativa durante as consultas de pré-natal na UBS de sua região.

“O curso é muito bom porque traz muitas orientações bacanas. A gente amadurece ideias e descobre coisas que nem imaginava. Acho que tudo isso pode contribuir bastante, tanto durante a gestação quanto depois, quando o bebê nascer”, conta.

Abordagem completa

Durante os encontros, são abordados temas essenciais como a importância dos exercícios para facilitar o trabalho de parto, os cuidados com a alimentação na gestação e a prevenção de doenças como diabetes gestacional e hipertensão.

Também são discutidos os direitos da gestante, as diferentes práticas e tipos de parto, o direito de escolher posições durante o nascimento e de contar com um acompanhante.

As participantes recebem ainda informações sobre a chamada “hora ouro” – o primeiro contato entre mãe e bebê logo após o parto – e aprendem sobre os cuidados com o recém-nascido nos primeiros dias de vida, amamentação, doação de leite, além de orientações sobre possíveis disfunções orais do bebê e acolhimento psicológico.

Além do curso, as gestantes têm a oportunidade de participar do Projeto Acolher, do Ambulatório da Mulher, que promove uma visita guiada pela maternidade e pelo Centro Obstétrico do hospital. A visita pode ser feita no mesmo dia do curso ou em outro horário, conforme agendamento prévio, permitindo que as futuras mães se familiarizem com o ambiente onde ocorrerá o parto.

O próximo encontro está marcado para 28 de outubro, sempre na última terça-feira do mês. As inscrições são feitas pelo telefone (12) 3901-3507.

Botão Voltar ao topo