
A GCM (Guarda Civil Municipal) e a Fiscalização de Posturas da Prefeitura de Taubaté participaram na última quinta-feira (25) da “Operação Impacto – Ferro Velho” da Polícia Militar.
O foco é combater o comércio irregular de materiais furtados e que tenham sido receptados por estabelecimentos.
A operação teve início às 9h, com concentração no 5º BPM-I (Batalhão da Polícia Militar do Interior), e contou também com a participação de integrantes do 3ºBAEP – Canil, representantes de duas operadoras de telefonia e da concessionaria de energia EDP, que auxiliaram na identificação de cabos, fios e equipamentos de origem suspeita.
O objetivo foi coibir a receptação de fios de cobre e sucatas furtadas de prédios públicos e da rede elétrica, prática que causa prejuízos ao patrimônio público, a empresas e, principalmente, à população.
Entre os locais por onde a operação foi realizadas estão os bairros Terra Nova, Jardim Sônia Maria, Jardim Paulista, Campos Elíseos, Itaim e Chácaras Reunidas.
Ao todo, nove estabelecimentos foram fiscalizados. Como resultado, quatro locais foram notificados e interditados por falta de Alvará de Funcionamento e do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).
Em dois endereços, nos bairros Jardim Sônia Maria e Terra Nova, foram apreendidos modems de internet de operadoras de telefonia, suspeitos de origem irregular.
Prisão realizada em ação da Prefeitura
No Jardim Paulista, durante a fiscalização, um homem procurado pela Justiça por tentativa de homicídio foi localizado e preso pela equipe da Polícia Militar. Já outros estabelecimentos estavam regulares ou sem atividade no momento da vistoria.
Desde janeiro, a Prefeitura também realiza a Operação Ferro Velho, conduzida pela Guarda Civil Municipal e Fiscalização de Posturas do município.
Essa iniciativa, já resultou em 44 locais fiscalizados, com 661,5 kg de materiais identificados e 91,5 kg apreendidos por não apresentarem nota fiscal, além de diversos estabelecimentos autuados.