Foi com emoção até o fim no Campo do Balneário, em Jacareí/SP! No último sábado (27), jogando em casa, o Jacareí Rugby bateu o Farrapos, de Bento Gonçalves/RS, por 4 a 3 na disputa de penais alternados e conquistou o terceiro título do Campeonato Brasileiro de Rugby XV.
Antes da definição por chutes, as equipes empataram no tempo normal por 11 a 11 e permaneceram com esse placar na prorrogação. Com a conquista, o Jacareí Rugby chega ao segundo título consecutivo do torneio e ergue o segundo caneco da temporada 2025.
A partida foi bastante disputada ao longo dos 100 minutos de jogo – contando o tempo normal de 80 minutos e com a prorrogação de 10 minutos para cada tempo.
Os jacarés começaram na frente com dois chutes de penal convertidos por Nicolas Azevedo e um try de Lyan Aquino, abrindo 11 a 0 ainda no primeiro tempo.

O Farrapos não se intimidou e reagiu com dois penais convertidos ainda na primeira etapa, que foi encerrada em 11 a 6 para os jacarés.
No segundo tempo, as defesas seguiram trabalhando muito bem e as equipes tiveram poucas oportunidades de pontuar. Quem conseguiu foi o Farrapos com um try na ponta, igualando o marcador em 11 a 11.
Jacareí ainda teve chances de estar na frente, mas errou duas oportunidades de penais e o jogo permaneceu com placar igual até o fim do jogo. No tempo extra, com 10 minutos por tempo, quem pontuasse seria o campeão.
Tanto Jacareí, quanto Farrapos tiveram oportunidades para levar o título no golden score, mas não conseguiram aumentar o placar.
Dessa forma, as equipes tiveram que decidir o Campeonato Brasileiro na disputa de penais. Os jacarés converteram quatro cobranças com Nicolas Azevedo, Vitor Gustavo, Andrei Santana e João Guilherme Arraez.
O Farrapos converteu apenas duas. Assim, os jacarés puderam comemorar o tricampeonato brasileiro da modalidade, sendo este o segundo seguido em casa.
Na história, o Jacareí Rugby soma quatro finais de Brasileiro de XV e conseguiu três títulos: 2017, 2024 e 2025. Todos eles nas finais contra o Farrapos.
Na decisão de 2022, contra a Poli, a equipe sagrou-se vice-campeã. Com a conquista da taça, a equipe jacareiense jogará a última partida do ano na modalidade XV contra o Melina, de Cuiabá/MT, que venceu a Copa do Brasil ao bater o Porto Seguro/BA por 30 a 15, em jogo realizado neste dia 27 de setembro, em Jacareí/SP.
A partida entre os vencedores, intitulada Copa dos Campeões, ainda não tem data e local a ser realizada.
A conquista também faz com que essa seja a temporada mais vitoriosa da história do Jacareí Rugby. Pela primeira vez, o clube conseguiu conquistar os títulos do Campeonato Paulista e do Campeonato Brasileiro no mesmo ano.
Copa do Brasil M18 Masculino – O dia 27 começou com disputas pela manhã no Campo do Balneário. O SESI Jacareí Rugby enfrentou a Poli na disputa do título nacional na categoria até 18 anos.
Os jacarezinhos ficaram atrás durante quase todo o tempo de partida, mas conseguiram a virada no final e conquistaram o inédito título com uma vitória por 22 a 19.