Série D: Barra vence o Santa Cruz no Recife e leva vantagem para a final

Time catarinense vira sobre os donos da casa, amplia sequência invicta para nove jogos e leva vantagem para decisão em casa

Barra frustrou 45 mil torcedores corais que foram à Arena de Pernambuco. (FOTO: FÁBIO SOUZA/CBF)

O Barra mostrou neste sábado (27) que maturidade não vem só com muitos anos de experiência. Diante de uma Arena de Pernambuco lotada, o time catarinense teve personalidade para virar o jogo e vencer o Santa Cruz por 2 a 1 na primeira partida da final da Série D, ampliando sua série invicta para nove jogos.

O resultado aproxima o Pescador do título, mas vale lembrar que na competição o Santinha se especializou em reverter situações difíceis. Tudo se define no próximo sábado (4 de outubro), na Arena Barra.

A CBF preparou uma novidade para a partida: a taça da Série D foi exibida no estádio durante a entrada dos jogadores em campo. Na próxima semana, o troféu será levado também para Santa Catarina, desta vez já para conhecer seu dono.

O JOGO
Embalado por mais de 45 mil pessoas na Arena de Pernambuco e ansioso por quebrar um jejum de títulos que já dura nove anos, o Santa Cruz não economizou vontade desde o apito inicial. O caminho parecia estar do lado esquerdo, onde o veloz Geovany abria o jogo e confundia a defesa do Barra antes de cruzar para a área.

A energia do Coral e sua massa era tanta que ofuscou os refletores do estádio, que aos seis minutos apagaram e interromperam o jogo por cerca de dez minutos. O tempo parado, porém, não alterou o ímpeto dos mandantes. Na volta da paralisação, o time continuou ditando o ritmo e dominando as ações ofensivas com boas triangulações dos homens de frente.

A insistência se pagou quando Geovany fez a ultrapassagem nas costas da defesa do Barra e cruzou na medida para Eduardo fazer o facão e cabecear para o gol, abrindo o placar e incendiando a massa.

O jogo parecia todo do Santa Cruz, mas em uma dificuldade de sair tocando a bola na defesa, tudo mudou. O habilidoso Elvinho dominou e chutou de fora da área para marcar um golaço e igualar o placar.

O time da casa voltou para a segunda etapa sem mudar a forma de jogar e impondo pressão aos visitantes. Em um cruzamento Galhardo teve a chance de devolver a liderança do placar ao Santa, mas cabeceou mal.

A oportunidade desperdiçada custou caro: em um contra-ataque pela direita, o Barra fez a bola passear de pé em pé até o cruzamento que achou Renan Bernabé na área. O camisa 9 se atirou na bola e venceu Rokenedy para virar o jogo. O detalhe é que este foi o segundo chute a gol do Pescador na partida. A eficiência determinou o resultado.

Mesmo com a frustração da torcida, o técnico Marcelo Cabo exaltou as virtudes da equipe na partida – e lembrou que o Santa já reverteu situação semelhante na Série D. “Não é o resultado que queríamos, mas fizemos um bom jogo e perdemos sem que o goleiro fizesse outra defesa. Tivemos mais volume e podemos reverter o resultado lá, já fizemos isso na Série D”, disse o técnico do Coral.

A vitória foi saboreada pelo time catarinense, mas com os pés no chão. Para o atacante Renan Bernabé, a vantagem é bem vinda, mas não decisiva. “Estou vivendo um dos melhores momentos da minha carreira e ter marcado esse gol foi muito importante para mim e para o Barra, mas não tem nada definido. Vamos trabalhar para fazer um bom jogo em casa e conquistar o título”, disse.

Botão Voltar ao topo