
A Ponte Preta confirmou o seu retorno ao Brasileirão Série B de 2026. A equipe campineira chegou à 4ª rodada da segunda fase precisando de um triunfo diante do Náutico para garantir a vaga na divisão de acesso.
Com o apoio de seu torcedor, empatou com o time pernambucano pelo placar de 1 a 1, mas aguardou o jogo entre Brusque e Guarani e, com o placar de 3 a 2 para os catarinenses com gol já nos acréscimos, pode comemorar.
O jovem Miguel, aos 48 do segundo tempo, marcou o tento que manteve a Ponte Preta invicta sob o comando de Marcelo Fernandes. Agora são seis vitórias e um empate na sequência.
Campeã do Paulistão A2 Sicredi de 2023, a Ponte Preta tem a chance agora de erguer seu primeiro troféu nacional. Para avançar à decisão, os comandados de Marcelo Fernandes precisam se manter na primeira colocação do Grupo C nas duas últimas rodadas, quando visitam o Brusque e, em seguida, recebem o rival Guarani, em jogos que serão determinantes para o outro acesso do grupo.
Campanha
A Alvinegra campineira foi vice-líder da primeira fase, somando 36 pontos em 19 rodadas, com 11 vitórias, três empates e cinco derrotas, marcando 20 gols e sofrendo 16.
Alberto Valentim comandou o time até a 16ª rodada da etapa de classificação, quando saiu do clube para treinar o América-MG.
Marcelo Fernandes, após sair do arquirrival Guarani, assumiu a Ponte na 17ª rodada, contra o Itabaiana-SE e, desde então, emendou seis triunfos consecutivos antes do empate contra o Náutico. Na segunda fase, segue invicta, com três vitórias em quatro partidas, totalizando 10 pontos, com apenas um gol sofrido e marcando 4.
Destaques
A Ponte Preta contou com sua dupla de artilheiros para garantir o acesso à Série B da próxima temporada. Jonas Toró, vice-artilheiro do torneio com seis gols, é o líder da equipe em bolas na rede ao lado do camisa 10 pontepretano: Elvis, meia de 35 anos, muito conhecido por sua classe em campo, que também balançou as redes em seis oportunidades no campeonato.
Nesta temporada, a Macaca vive a expectativa de encerrar 2025 sem derrotas no Dérbi Campineiro. Até aqui, foram duas vitórias e um empate: dois jogos pelo Brasileirão Série C e um pelo Paulistão Sicredi. Entretanto, as equipes voltam a se enfrentar na última rodada desta etapa do torneio.
Próximo Desafio
Após garantir o acesso, a Ponte Preta sonha com a classificação para a final e com a conquista de sua primeira taça nacional. Pela frente, o clube alvinegro terá um duelo contra o Brusque, fora de casa, no dia 4 de outubro. Depois, encara o decisivo dérbi campineiro no dia 11 de outubro, quando buscará manter a liderança do Grupo C e alcançar a decisão da terceira divisão.