
A Academia Pindamonhangabense de Letras (APL) realizou, na noite da sexta-feira (26), uma Sessão Solene no Palacete 10 de Julho. A mesa diretiva contou com a presença da presidente da APL, Rosana Dalle, da acadêmica Elaine Santos, da professora Vanessa Alves Costa de Macedo, empossada como Acadêmica Honorária, além dos autores do livro “Ferroviária – Tradição e Glória desde 1930”, o jornalista João Paulo Ouverney e o presidente da Ferroviária, Júlio César Piorino.
A noite foi marcada por momentos de destaque: a palestra da acadêmica Elaine Santos, especialista na obra de Eça de Queirós, a apresentação musical de Mário Celso – Pité e Leônidas Pereira, e a posse de Vanessa Alves, que assumiu a Cadeira nº 10H, que tem como patronesse a professora Julieta Reale Vieira. Também houve o lançamento da obra sobre a Ferroviária, importante registro para a história de Pindamonhangaba.
A solenidade registrou homenagens aos acadêmicos aniversariantes do mês e reforçou a importância das frentes culturais da APL, como os Grupos de Estudos Guimarães Rosa e Baltazar de Godoy Moreira, o Sarau Etc e Tal e o Festipoema 2025. O encerramento ocorreu com a execução do Hino de Pindamonhangaba, seguido da tradicional foto oficial e de um coquetel de confraternização.