
O 39º Festivale (Festival Nacional de Teatro do Vale do Paraíba), que acontece entre os dias 23 de outubro e 1º de novembro, em São José dos Campos, selecionou 26 espetáculos teatrais para se apresentarem nos palcos espalhados pela cidade.
As peças são de cinco estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Distrito Federal e Santa Catarina). São José dos Campos terá 12 das 26 atrações selecionadas pela organização do festival.
Ao todo, a Fundação Cultural Cassiano Ricardo recebeu 319 inscrições de todas as regiões do Brasil. A lista dos escolhidos pode ser conferida aqui.
O número de inscritos nesta edição foi 78% maior em relação a 2024, quando foram 179 inscritos para o Festivale.
A programação completa, incluindo os espetáculos de abertura e encerramento, além das atividades formativas, será divulgada nos próximos dias.
O Festivale valoriza a cultura, as artes cênicas, contribuindo para o fortalecimento da criação, produção artística e a integração entre os grupos teatrais da cidade.
Intercâmbio
Sob a responsabilidade de ser um dos mais importantes festivais de teatro do Brasil, o Festivale contribui para o fortalecimento da criação, produção artística e a integração e o intercâmbio entre os grupos teatrais, sem contar o estímulo à economia criativa, que movimenta técnicos operadores de luz e som, figurinistas, costureiras, cenógrafos, entre vários profissionais.