
Os alunos da rede de ensino municipal de São José dos Campos terão, ao longo de setembro, atividades especiais durante as aulas de Educação Física com foco em prevenção e primeiros socorros em casos de doenças cardíacas.
A iniciativa faz parte do Setembro Vermelho, mês de conscientização sobre a saúde do coração, e contará com palestras, oficinas e eventos em escolas da cidade.
Entre os dias 24 e 30 de setembro, quatro unidades da rede municipal também vão promover eventos especiais com palestras, oficinas e treinamentos de RCP. As atividades foram preparadas de acordo com a faixa etária dos estudantes.
Nos Anos Iniciais (de 1º ao 5º ano), as crianças aprenderão a identificar sinais de emergência e a acionar corretamente o serviço de emergência (SAMU – 192).
Também irão confeccionar bonecos que servirão de apoio para o treinamento de massagem cardiorrespiratória.
Já nos Anos Finais (do 6º ao 9º ano), além de identificar sinais de emergência e acionar o SAMU, os alunos terão treinamento prático de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP).
Para reforçar o aprendizado, as escolas poderão participar de uma Gincana de RCP, registrando e contabilizando quantos estudantes realizaram o procedimento ao longo do mês e quantos conseguiram executá-lo de forma simultânea.
As experiências vividas nas escolas serão compartilhadas em um padlet, com informações, imagens e vídeos das práticas realizadas.
Confira escolas e datas das atividades:
Emefi Nelson Ferreira da Silva – 24/09
Emefi Madre Teresa – 26/09
Emefi Moacyr Benedicto de Souza – 29/09
Emefi Sônia Maria Pereira da Silva – 30/09
A parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Cidadania, e profissionais da saúde garante que os estudantes tenham acesso aos conteúdos práticos, conforme previsto na Lei Municipal nº 10.832/2023, que inclui na grade curricular noções básicas de primeiros socorros, e na Lei Federal nº 12.645/2012, que institui o Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas.
Mais do que aprender técnicas, os alunos são incentivados a agir com responsabilidade e cuidado em situações de emergência, desenvolvendo habilidades que podem salvar vidas.