
Organizada pela Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), instituições de ensino e empreendedores, a programação oferece palestras, visitas técnicas, passeios culturais, homenagens e festivais. A abertura oficial acontece nesta segunda-feira (22), às 19h, no Palacete 10 de Julho, com palestra do turismólogo e doutor em Geografia (USP), Pedro de Alcântara Bittencourt César, sobre “Formação Urbana com Legado no Contexto Local, Regional e Global”.
Na terça-feira (23), às 7h30, está programada uma visita técnica à cidade de Salesópolis, com participação dos conselheiros do COMTUR. Outras ações ao longo da semana buscam promover a integração entre poder público, sociedade civil e setor privado, além de capacitar profissionais e aproximar a comunidade do universo turístico.
Segundo a secretária de Cultura e Turismo, Rebeca Guaragna, a Semana do Turismo é um marco importante para a valorização das riquezas culturais e naturais de Pindamonhangaba. “Nosso município tem muito a oferecer, e o turismo é uma ferramenta essencial para gerar renda, valorizar nosso patrimônio e fortalecer nossa identidade local”, destacou.
Com sua combinação de história, cultura e belezas naturais, Pindamonhangaba reafirma seu potencial como destino turístico acolhedor. Durante a Semana Municipal do Turismo, a cidade reforça sua vocação para experiências únicas e para o desenvolvimento sustentável da região.
Programação completa abaixo
Quarta-feira, 24 de setembro
• 8h30: Projeto Aprendendo Sim com o Turismo, com alunos do 3º ano da Escola Municipal Joaquim Pereira.
• 18h: Reunião do COMTUR no Palacete 10 de Julho, com homenagem e confraternização para os conselheiros.
Quinta-feira, 25 de setembro
• 19h: Palestra no SENAC com Lucas Bocaina, Guia e Fundador do Receptivo Turístico Bocaina Experience. Tema: A Evolução do Mercado do Turismo e os Atuais Desafios do Setor. (Vagas limitadas – mais informações: (12) 3521-8500)
Sexta-feira, 26 de setembro
• 18h: Walking Tour (Projeto Caminhando Pela História) – Roteiro a pé pelo Centro Histórico, com saída do Marco Zero da Praça Monsenhor Marcondes. (Vagas limitadas – mais informações: (12) 3643-1424)
Sábado, 27 de setembro – Dia Mundial do Turismo
• 10h e 14h: Visita Monitorada no Museu Histórico e Pedagógico D. Pedro I e Dona Leopoldina.
• Festival da Primavera
o 7h30 às 12h: Rancho Alfa (Café)
o 12h às 17h: Restaurante do Edmundo
Domingo, 28 de setembro – Festival da Primavera
• 8h às 12h: Café da Marilsa
• 8h às 18h: Clube de Pesca Arca de Noé
• 12h às 18h: Quiosque Beira Rio Graminha