
A Prefeitura de Jacareí sedia, nesta sexta-feira (26), o 14º Seminário de Educação Infantil do Vale do Paraíba. O encontro será das 8h às 17h, no Complexo Paulo Freire e deve reunir mais de 450 professores, gestores e envolvidos na área para discutir os principais desafios da educação na primeira infância.
Neste ano, a iniciativa da Flupp (Fundação Lúcia e Pelerson Penido) traz a temática principal “Múltiplas Infâncias”. O destaque deve ser o debate a partir da perspectiva da diversidade, trazendo as multiplicidades existentes entre as cidades da região como reflexo para dentro do ambiente escolar.
“O objetivo é realizar discussões que ajudem as escolas a serem espaços em que cada criança pequena se reconheça, construa uma identidade positiva e desenvolva, desde cedo, relações pautadas no respeito e no cuidado com o outro,” explicou Silvia Zanotti Magalhães, diretora da Flupp.
Entre os destaques da programação, está prevista uma mesa de boas práticas com a participação da educadora Ana Cristina Limongi, da Emeif Prof Tarcisio Francisco Barbosa, de Jacareí. Ao lado de educadoras de Guaratinguetá e Caçapava, a professora irá apresentar uma iniciativa de sucesso dedicada a conectar as crianças com a natureza, a valorização das experiências cotidianas e os saberes ancestrais dos povos originários.
“Sediar um evento como este é também reconhecer o trabalho dedicado dos nossos educadores e educadoras, que fazem da educação infantil um espaço de acolhimento, aprendizagem e transformação. É um momento de valorização e troca que fortalece toda a rede”, afirmou a secretária de Educação, Danielli Villar.
A agenda também conta com palestras, oficinas e uma apresentação especial do Coral Heliópolis.
Confira a programação completa:
7h40
Credenciamento e Café da Manhã
8h30
Abertura (Boas-Vindas)
8h40
Educação Inclusiva: “Aprender é um direito de todos”
Katia Cibas: Formadora e palestrante do Instituto Rodrigo Mendes. Graduada em Psicologia, com especialização em Educação Inclusiva e em atendimento educacional especializado, além de ampla experiência em gestão pública.
9h30
Mesa de Boas Práticas
Ana Cristina Limongi (Jacareí), Elizandra Gonçalves (Guaratinguetá) e Laureane Moreira (Caçapava), com mediação de Diva Freire (Coordenadora do “Vim Encantar” e formadora pela Escola de Educadores).
11h
“O que você quer ser quando crescer?”
Daniel Munduruku, escritor, professor e ativista indígena, com trajetória marcada pelo compromisso com a educação e a valorização das culturas originárias. Autor de 65 Livros, graduado em Filosofia, com licenciaturas em História e Psicologia, Mestre e Doutor em Educação pela USP e Pós-Doutor em Linguística pela Ufscar.
12h
Almoço
13h30
Oficinas Simultâneas
15h30
Intervalo
16h
Apresentação do Coral Heliópolis
O Coral Heliópolis faz parte da frente pedagógica do Instituto Baccarelli, instituição que atende crianças e jovens por meio da educação e cultura, com turmas de canto coral, ensino coletivo e individual de instrumentos e dança na comunidade de Heliópolis, em São Paulo.
16h50
Encerramento