
A Volta Ciclística Internacional do Estado de São Paulo 2025 terminou neste domingo (21) com uma prova especial de 46 km, em circuito de 1 km montado no entorno da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). O vencedor da etapa foi o jovem Luiz Fernando Bomfim, da Emthos/BA, que cruzou em 1h01min02, seguido por Lauro Chaman (Soul Cycles Santos), com 1h01min03.
Dos 107 ciclistas que largaram na primeira etapa, 68 concluíram a competição.
Igor Molina já era o campeão geral
A classificação final da Volta já havia sido definida no sábado (20), quando o ciclista Igor Molina, da Pindamonhangaba Cycling Team, venceu a 4ª etapa entre Mairiporã e Piracaia e garantiu o título geral individual da competição, além de assegurar a vitória de sua equipe na classificação por equipes.
Neste domingo, Igor voltou à pista apenas para celebrar o título, encerrando em clima de festa o retorno da mais importante prova de estrada do calendário paulista, que ficou 11 anos fora do circuito nacional.
“Foi uma vitória histórica para Pindamonhangaba. Esse título é fruto de muito trabalho, união e dedicação. Fechar a Volta como campeão é muito gratificante”, destacou Igor Molina durante a premiação final.
Jovens talentos em destaque
O título do Sub-23 ficou com o paraense Vinícius dos Santos, da São José Ciclismo/Instituto Athlon, que também terminou em quarto na classificação geral.
“Foram cinco dias muito difíceis, mas saio muito contente com o título da categoria e a experiência de competir em alto nível”, disse Vinícius, que venceu a segunda etapa.
Retorno comemorado
Atletas e técnicos celebraram o retorno da competição após mais de uma década.
“Foi um bom recomeço. A Volta de São Paulo é fundamental para o ciclismo brasileiro. Tivemos conquistas importantes e saímos fortalecidos”, avaliou Júlio César Flauzino, técnico da AGI Cycling Team.
O evento também contou com participação internacional. Kayo Cequinel Ribeiro, da Seleção de Guiné-Bissau, destacou:
“É um orgulho enorme representar nosso país. Essa experiência foi fantástica, pedalando em diferentes terrenos e condições que não temos em casa.”
Premiação e encerramento

A cerimônia de premiação oficial aconteceu neste domingo, após a prova em circuito, reunindo campeões de todas as categorias e equipes no entorno da Alesp.
A Volta foi válida pelo Ranking da Confederação Brasileira de Ciclismo (Classe 2A), organizada pela Federação Paulista de Ciclismo, com apoio do Governo do Estado de São Paulo, da Secretaria de Esportes, de prefeituras parceiras e sob supervisão da CBC.