Força Aérea Brasileira mobiliza materiais estratégicos para a COP30

O transporte foi realizado pelo Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) Atlântico, da Marinha do Brasil (MB), que partiu do Rio de Janeiro (RJ) no dia 13 com 40.896 quilos de equipamentos e suprimentos da FAB

O transporte foi realizado pelo Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) Atlântico, da Marinha do Brasil (MB), que partiu do Rio de Janeiro (RJ) no dia 13/09 com 40.896 quilos de equipamentos e suprimentos da FAB. (Foto: DIRAD)

A Força Aérea Brasileira (FAB) mobilizou materiais estratégicos para apoiar a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada em Belém (PA) em novembro de 2025. O transporte foi realizado pelo Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) Atlântico, da Marinha do Brasil (MB), que partiu do Rio de Janeiro (RJ) no dia 13/09 com 40.896 quilos de equipamentos e suprimentos da FAB. A chegada está prevista para 25/09.

A operação foi coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), em parceria com a Secretaria de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA), por meio da Subdiretoria de Abastecimento da Diretoria de Administração (DIRAD), e com Sistema de Intendência em Campanha (SISICAMP), reforçando a integração das Forças Armadas Brasileiras.

“A participação da SEFA, por meio do SISICAMP, foi fundamental para garantir que todas as necessidades da Força Aérea na COP30 fossem atendidas. Esta ação inédita demonstra como a FAB fortalece a capacidade do Brasil de responder de forma rápida e eficiente a grandes desafios”, destacou o Subdiretor de Abastecimento da DIRAD, Brigadeiro Intendente Delmo Sifrônio Freire.

Entre os materiais transportados estão viaturas como caminhonetes, jipes e caminhão-tropa, além de motocicletas operacionais, camas de campanha e roupas de cama. Esses recursos garantirão apoio logístico, segurança e defesa das instalações do evento, bem como o conforto dos alojamentos das delegações internacionais.

A iniciativa evidencia o compromisso da FAB com eficiência, Cooperação Interinstitucional e apoio a eventos estratégicos de relevância global, reforçando a importância da Força Aérea Brasileira na defesa do país e na projeção de sua capacidade operacional.

Botão Voltar ao topo