Vereadores aprovam inclusão do ‘Agosto Cinza’ e novos projetos em Pindamonhangaba

Sessão ordinária também aprovou crédito adicional, reconhecimento da fibromialgia como deficiência e encontro de capoeira

Câmara de Pindamonhangaba aprova inclusão do ‘Agosto Cinza’ no calendário oficial, além de projetos sobre saúde, finanças e cidadania.
Câmara de Pindamonhangaba aprova inclusão do ‘Agosto Cinza’ no calendário oficial, além de projetos sobre saúde, finanças e cidadania. (Foto: divulgação)

A Câmara de Pindamonhangaba realizou na terça-feira (16), a 32ª sessão ordinária de 2025, no Plenário “Dr. Francisco Romano de Oliveira”. Os vereadores e a vereadora analisaram projetos ligados à saúde, finanças, cultura e cidadania, além de requerimentos, moções e indicações.

Entre as aprovações está a inclusão do “Agosto Cinza” no calendário oficial da cidade, dedicado ao combate e à conscientização contra queimadas. Durante o mês poderão ser realizadas palestras, campanhas educativas e ações preventivas, reforçando o compromisso com o meio ambiente.

Apoio financeiro para entidades assistenciais

Em regime de urgência, os parlamentares aprovaram a autorização para o Executivo transferir recursos a Organizações da Sociedade Civil, somando R$ 4 milhões em custeio e auxílio. Outro projeto autorizou crédito adicional suplementar de R$ 57,3 mil para adequações de emendas impositivas.

Encontro Nacional de Arte da Capoeira

Foi aprovada a inclusão do Encontro Nacional de Arte da Capoeira no calendário oficial, a ser realizado anualmente entre 24 e 26 de outubro. O evento busca valorizar a cultura, promover o bem-estar das crianças e estimular a economia criativa no município.

Reconhecimento da fibromialgia

Outro destaque foi a aprovação do projeto que reconhece a fibromialgia como deficiência em Pindamonhangaba, garantindo às pessoas diagnosticadas acesso a direitos e benefícios previstos na legislação.

Título de Cidadã Pindamonhangabense

A Câmara também concedeu o título de Cidadã Pindamonhangabense a Luiza Aparecida Miranda de Barros Abreu, a “Louzinha”, pelos relevantes serviços prestados à cidade desde a infância.

Honrarias e moções

Durante a sessão ordinária, a Câmara de Pindamonhangaba também promoveu a entrega de honrarias a cidadãos que contribuem com a comunidade.

    • Medalha Percy Newton de Lacerda César e Diploma: concedidos pelo vereador Carlos Moura – Magrão à radialista Clotilde Benedita de Oliveira, conhecida como Marisa Bueno, pelo trabalho relevante na comunicação, cultura e fortalecimento dos valores sociais.

    • Moção de Congratulações nº 268/2025: entregue pelo presidente da Câmara, vereador Marco Mayor, à servidora pública Tamiris Apolinário da Silva, em reconhecimento ao compromisso, dedicação e sensibilidade no atendimento à população em situações de emergência.

    • Moção de Congratulações nº 240/2025: concedida pelo vereador Gari Abençoado a Luis Antonio Antunes dos Santos, profissional do SAMU, pelos 38 anos de serviços prestados à saúde e à segurança da população. A homenagem também foi subscrita por outros vereadores da Casa.

33ª Sessão ordinária

Os vereadores e a vereadora de Pindamonhangaba retornam ao Plenário “Dr. Francisco Romano de Oliveira” na terça-feira, 23 de setembro às 17 horas para a realização da 33ª sessão ordinária.

Botão Voltar ao topo