
A terceira alça de livre acesso na rotatória do Parque da Cidade em Pindamonhangaba será liberada para o trânsito na sexta-feira (19), às 10 horas. A nova alça permite conversão livre para quem vem do centro, ‘desce’ a Avenida Manoel César Ribeiro e virá à direita, sentido Parque da Cidade e rotatória do Anglo/4 Milhas.
Além da livre conversão, a alça tem calçada compartilhada para pedestres e ciclistas – que foi construída para que a via possa receber uma nova pista, que será construída para quem vem da região de Moreira César/Santana e Castolira e pretende virar à direita e ‘subir’ pela Manoel César Ribeiro sentido centro da cidade.
A calçada compartilhada é prevista no Código de Trânsito Brasileiro, com normas relacionadas ao uso de placas indicativas, e é necessária devido à nova faixa de rolamento que será construída.
“Como haverá duas faixas de rolamento para quem ‘sobe’ a ‘Manoel’ – sentido centro – e duas para quem ‘desce’, do centro para a região da rotatória, foi necessária a junção de calçada de pedestres e ciclofaixa de ciclistas, conforme é autorizado pela legislação de trânsito”, explicou o secretário de Mobilidade e Trânsito, José França Vidal Filho.
De acordo com ele, as tratativas com o Tenda para a construção da quarta alça já estão adiantadas. “Já nos reunimos com equipe do atacadista anteriormente para apresentarmos um projeto básico. Na próxima semana vamos voltar a nos encontrar com os representantes do atacadista, juntamente com membros do Departamento de Engenharia de Tráfego e da Secretaria de Serviços Públicos, para tratarmos da execução da nova alça – que inclusive terá participação do próprio Tenda”, completou França.
O prefeito Ricardo Piorino disse que as novas alças e a nova pista de rolamento permitirão reduzir do tempo estipulado no semáforo. “Teremos mais pistas para o tráfego de veículos e isso possibilitará diminuir o ‘timer’ do semáforo para darmos mais agilidade e dinamismo ao trânsito, além e aumentarmos a segurança da população”.
O prefeito ressaltou que “a intervenção na rotatória do Tenda foi um compromisso de campanha, visando garantir segurança na travessia, preservando vidas e evitando acidentes, porém proporcionando maior agilidade e fluidez e ao mesmo tempo harmonia no tráfego entre motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres”, afirmou Ricardo Piorino.