15ª Semana de Mobilização pela Educação é celebrada na Câmara de Pindamonhangaba

Câmara de Pindamonhangaba reúne educadores e autoridades em sessão solene que celebrou a 15ª Semana de Mobilização Social pela Educação

Notícias de Pindamonhangaba
Homenageados e autoridades (acima), a secretária de Educação, Luciana Ferreira (esquerda) e a oradora Simone Braça. (Foto: Câmara de Pindamonhangaba)

Valorizar a educação, reconhecer gestores e projetos sociais e enaltecer os profissionais que atuam na área foram os objetivos da Câmara de Vereadores e do Comitê da Mobilização Social pela Educação de Pindamonhangaba nesta terça-feira, dia 23 de setembro, por ocasião da promoção da sessão solene que celebrou esse importante momento.

Realizada no Plenário “Dr. Francisco Romano de Oliveira” e presidida pelo vereador Professor Everton, a solenidade foi organizada por força da Lei Municipal nº 6.679/2023 e do Requerimento nº 2.098/2025, de autoria dos vereadores da Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esporte. Além do professor Everton também integram a referida Comissão os vereadores Professor Felipe Guimarães e Carlos Moura – Magrão. Estavam presentes à sessão, a vereadora Ana Paula Goffi e os vereadores Gari Abençoado, Gilson Nagrin e Professor Felipe Guimarães.

O vereador Professor Everton presidiu a Mesa Diretora que contou, ainda com a presença e participação da Secretária de Educação de Pindamonhangaba, Luciana Ferreira (que representou o Prefeito de Pindamonhangaba, Ricardo Piorino) e a Presidente do Comitê da Mobilização Social pela Educação de Pindamonhangaba e Oradora Oficial da sessão, senhora Simone Sousa Lima Tomé Braça.

Educação é um processo que não se faz sozinho

Falando em nome do Prefeito de Pindamonhangaba, Ricardo Piorino, a Secretária de Educação, Luciana de Oliveira Ferreira lembrou a importância da educação para os jovens da atualidade. “É preciso de pessoas comprometidas com a educação. Educação é um processo que não se faz sozinho”. Luciana Ferreira frisou que “a educação é uma via em que se caminha junto, para tocarmos vidas e transformar o entorno onde nos encontramos e vivemos”.

Oradora Oficial: ‘A Educação é a chave que abre portas’

Após saudar as autoridades, homenageados e convidados presentes e a execução dos Hinos Nacional Brasileiro e de Pindamonhangaba, o presidente da Mesa Diretora concedeu a palavra à oradora da tarde, Simone Braça.

Ela iniciou o pronunciamento salientando que o Comitê de mobilização Social pela Educação foi criado em 2010 com a missão de conscientizar pais, professores, legislativo, executivo, empresários, segmento religioso e unir toda sociedade para apoiar a vida escolar do aluno, acreditando sempre que ‘Para Educação Melhorar todos devem participar, se envolver’.

Simone afirmou que “a educação é a chave que abre portas para um mundo de possibilidades. É através do aprendizado que transformamos sonhos em realidade e construímos um futuro melhor para nós e para as gerações que virão. Celebramos a dedicação de professores, alunos e todos os envolvidos na jornada do conhecimento. Juntos, vamos inspirar, aprender e crescer”. Ela finalizou: “Que antes de sermos Mestres, que sejamos amigos. Parabéns a todos os homenageados”.

Homenageadas e vereadores que participaram da sessão. (Foto: Câmara de Pindamonhangaba)

Homenagens demonstram gratidão e emoção

Em conjunto com o Comitê da Mobilização Social pela Educação de Pindamonhangaba, o Poder Legislativo do município conferiu e condecorou com Diplomas de Honra ao Mérito àqueles que se notabilizaram na difícil, honrosa e grandiosa arte de ensinar, educar e formar os cidadãos que construirão o nosso País e dignificarão o nosso Estado e nossa cidade.

Foram concedidas honrarias, homenagens e gratidão” às seguintes pessoas, projetos e escolas: Professora Maria Elisângela de Souza (Tia Liza); Projeto “Servir é a honra que nos compete”, do Colégio Siciliano representado pela Diretora Vera Lúcia Homem de Melo Monteiro; Escola Municipal “Manoel César Ribeiro” representada pela Professora Loana Costa Scussel; APROSCEM – Associação Projeto Social de Cultura e Educação pela Música representada pela Presidente, Gisele dos Santos Mota Amorim e o Projeto “Acolhimento à Vida”, representado pela Professora Cristiane da Costa Dias Monteiro.

Professor Everton: “gratidão aos nossos educadores”

Ao finalizar e agradecer aos presentes, o vereador Professor Everton lembrou que também é professor e que sempre acreditou no papel transformador da educação na sociedade. “Estamos encerrando mais um lindo capítulo da nossa história de homenagens, hoje com o devido e merecido destaque e gratidão aos projetos comunitários, aos educadores e gestores de nossa cidade que em muito contribuem para o desenvolvimento intelectual e social de nossas crianças, adolescentes e suas famílias”.

Botão Voltar ao topo