Exército comprova prontidão com Exercício Tático com Tiro Real em Santa Catarina

A atividade integra a fase final do adestramento da Força de Prontidão (FORPRON) e teve como objetivo a certificação operacional da tropa para o ano de 2025

O exercício confirmou o alto nível de preparo da FORPRON e fortaleceu a liderança militar. Destacou o Exército Brasileiro como instituição moderna, apta a exercer poder dissuasório e pronta para emprego imediato.
O exercício confirmou o alto nível de preparo da FORPRON e fortaleceu a liderança militar. Destacou o Exército Brasileiro como instituição moderna, apta a exercer poder dissuasório e pronta para emprego imediato. (Foto: EB)

De 8 a 11 de setembro, o Campo de Instrução Marechal Hermes, em Três Barras (SC), foi palco de um Exercício Tático com Tiro Real (ETTR) protagonizado pela Força-Tarefa Subunidade (FT SU) Potyguara. A atividade integra a fase final do adestramento da Força de Prontidão (FORPRON) e teve como objetivo a certificação operacional da tropa para o ano de 2025.

Ação operacional consolida preparo da FORPRON

Com foco na elevação da capacidade de combate, o exercício simulou um Contra-Ataque de destruição inserido em um cenário de Defesa Móvel. A manobra exigiu coordenação precisa, domínio técnico e aplicação real de técnicas, táticas e procedimentos em ambiente operacional complexo.

Durante as atividades, os Comandantes de Subunidade foram desafiados a tomar decisões críticas em tempo real, explorando as capacidades de comando e controle em condições próximas às do combate real. O ETTR permitiu a execução plena do ciclo de preparo da FT SU, coroando o esforço contínuo de adestramento previsto no Plano de Instrução e Mobilização (PIM).

Prontidão comprovada e liderança fortalecida

Segundo avaliação da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, responsável pela atividade, o exercício atingiu plenamente seus objetivos ao confirmar o elevado nível de preparo da FORPRON. A realização do ETTR faz parte do compromisso do Exército Brasileiro com a manutenção da operacionalidade e com a pronta resposta diante de eventuais ameaças à soberania nacional.

Além disso, a atividade destacou o papel fundamental do líder militar no campo de batalha moderno, contribuindo para a formação contínua e integrada das frações táticas.

Perspectiva institucional

O sucesso do Exercício Tático com Tiro Real reafirma o posicionamento do Exército como uma instituição moderna, apta para exercer seu poder dissuasório e pronta para o emprego imediato. A constante realização de treinamentos com elevado grau de realismo operacional fortalece a sua capacidade de reação e contribui diretamente para a manutenção da paz, da soberania e estabilidade nacional.

Botão Voltar ao topo