
Na segunda-feira (15), através do envolvimento de uma equipe multiprofissional, o Hospital Regional do Vale do Paraíba, em Taubaté, realizou a 4ª captação do ano, sendo a 1º de coração em 2025, contando com o apoio do helicóptero Águia, da Polícia Militar. Este foi a segunda em apenas 48h, sendo que a anterior ocorreu no último sábado (13). Com o sucesso dos 2 procedimentos foi possível a captação de coração, rins, córneas e fígado, beneficiando um total de 8 vidas.
A captação desta segunda-feira foi de um doador que estava internado no HR e veio a falecer. Neste momento, iniciou-se a corrida contra o tempo, como comenta o Diretor de Governança Clínica do HR, Dr. Caio Soubhia Nunes. “Como o paciente se encontra em morte encefálica é muito difícil manter a viabilidade dos órgãos e quanto menor o tempo entre o diagnóstico e a doação mais vidas poderão ser salvas”.
Além de todo preparo e rapidez das equipes, o procedimento só foi possível devido ao trabalho de orientação da família do doador quanto ao procedimento, que apesar da perda, permitiu a doação. “Percebemos que, quando a pessoa já falou sobre o assunto com o seu círculo familiar, essa decisão fica mais fácil, pois querem respeitar a decisão que o ente tomou em vida”, comenta o médico.

A constatação de morte encefálica leva cerca de 24h, para que não haja nenhuma falha em nenhum dos procedimentos realizados. Por isso, o paciente – e potencial doador – passa por uma bateria de exames para confirmação do quadro clínico. É importante ressaltar que a família do paciente é informada sobre todos os passos dados pelas equipes médica e de enfermagem.
Até o momento, 4 captações foram efetivadas no HR em 2025, mesma quantidade registrada no mesmo período do ano passado, com um total de 18 vidas beneficiadas. Os órgãos são destinados para pacientes com compatibilidade triados pela Organização para Procura de Órgãos (OPO) de Campinas, responsável pela região.