MBDA lança o AKERON MBT 120, uma solução inovadora para mísseis lançados por Main Battle Tanks

O AKERON MBT 120 oferece aos operadores uma solução fire-and-forget (dispare e esqueça), com dimensões equivalentes às munições padrão da OTAN de 120mm

O AKERON MBT 120 oferece aos operadores uma solução fire-and-forget (dispare e esqueça), com dimensões equivalentes às munições padrão da OTAN de 120mm. (Foto: MBDA)

A MBDA lançou, durante a DSEI UK 2025, o AKERON MBT 120, uma solução inovadora que proporciona aos carros de combate principais (MBTs) uma capacidade acessível de armamento complexo fora da linha de visada (NLOS), aumentando sua eficiência e sobrevivência.

O contexto global atual trouxe de volta a necessidade de blindagem em massa em combates de alta intensidade contra adversários de mesmo nível. Assim, é fundamental que plataformas como os MBTs possam combater de maneira diferente e que novas capacidades permitam sua evolução nesse cenário.

O AKERON MBT 120 oferece aos operadores uma solução fire-and-forget (dispare e esqueça), com dimensões equivalentes às munições padrão da OTAN de 120mm. Isso o torna compatível com os canhões de tanque mais populares do mundo e permite alta capacidade de carregamento, utilizando os compartimentos de munição já existentes, sem alteração da assinatura da plataforma.

Eric Béranger, CEO da MBDA, afirmou: “É gratificante ver nossas inovações internas se transformarem em uma oferta para o mercado global. Essa mais recente adição à família AKERON oferece aos nossos clientes uma solução de rápido desenvolvimento para uma capacidade inicial, com evolução em espiral para aprimorar a eficiência de suas plataformas existentes de uma nova forma. Isso demonstra a capacidade da MBDA de fazer diferente em um mercado em rápida evolução, de maneira eficaz em termos de custos e sem aumentar os encargos logísticos.”

O conceito é um dos mais recentes da MBDA, impulsionado pelo lema do Grupo ‘Do Different’ (Fazer Diferente) e acelerado pelo seu próprio Prêmio de Inovação Interna, uma iniciativa criada para celebrar a expertise que os colaboradores da MBDA trazem a todas as áreas de sua atuação.

O míssil utiliza componentes comerciais prontos para uso (commercial off the shelf) e livres de ITAR, o que possibilita um desenvolvimento acelerado. Combinado a um software de direcionamento habilitado por IA, ele oferece uma solução altamente eficaz sem necessidade de designação por terceiros. O míssil aumentará a letalidade e a sobrevivência dos MBTs, ao mesmo tempo que reduzirá a necessidade de apoio de artilharia — otimizando assim o emprego dos carros de combate frente às novas realidades do combate blindado de próxima geração.

O AKERON MBT 120 oferece um alcance de 1 a 5 km (NLOS), utilizando um buscador passivo, um motor foguete de impulsão inicial (boost rocket motor) com propelente de baixa fumaça e uma ogiva antiblindagem. Ele ocupa um espaço intermediário no portfólio da MBDA, entre armas portáteis de campo para soldados/infantaria como o ENFORCER e o AKERON MP, e as capacidades antitanque, como o Surface Launched BRIMSTONE.

Botão Voltar ao topo