
O maior sarau dançante do Vale do Paraíba celebrou em grande estilo sua 10ª edição. O “Mova Se Cultural” lotou o Teatro Galpão, em Pindamonhangaba, no último sábado (6), reunindo público recorde, e cerca de 20 participações entre bailarinos, companhias e artistas da região e de outros estados.
Realizado deste 2015, o “Mova Se Cultural” já trouxe para Pindamonhangaba artistas do Ceará, Pernambuco, Chile, Peru, Argentina, México, Espanha, Portugal e diversas de São Paulo. Criado e curado pela produtora cultural Mônica Alvarenga, o projeto busca levar a dança para além dos palcos convencionais.
“O intuito do “Mova Se Cultural” é mover a dança e as artes do corpo para outros espaços que vão além do teatro.
É mover olhares, espaços e pessoas. Esse ano decidimos comemorar os 10 anos de “Mova Se Cultural” no mês de setembro, pois é comemorado no dia 1º é considerado o dia do bailarino, então unimos duas comemorações em uma para se tornar mais especial ainda”, destacou a produtora Mônica Alvarenga.
A programação comemorativa pelos 10 anos do Mova Se começou em 1º de setembro com a Oficina de Laban no Ateliê Cênico de Dança e seguiu com a abertura oficial no Teatro Galpão, com o espetáculo Deusas e Bruxas do projeto de Dança para Mulheres.
Também se apresentaram grupos e academias de São José dos Campos, Caçapava, Taubaté e de São Bento do Sapucaí.
Ao longo de setembro, o público ainda poderá acompanhar apresentações em escolas da rede municipal e estadual, bibliotecas, oficinas e ensaios abertos, todos gratuitos. Para acompanhar a programação completa instagram.com/movase10anos.
“É uma alegria para nós celebrarmos os 10 anos de um projeto que já faz parte da identidade cultural de Pindamonhangaba.
O Mova Se é exemplo de democratização do acesso à arte, levando a dança para diferentes públicos e fortalecendo a produção artística da nossa cidade e região”, afirmou a secretária de Cultura e Turismo, Rebeca Guaragna.