publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Região do Vale do Paraíba ganha sete novos Municípios de Interesse Turístico

Em votação unânime, deputados aprovaram a titulação de 70 novos Municípios de Interesse Turístico, o que amplia para 214 o número de MITs

Parque Vicentina Aranha, em São José dos Campos. (Foto: Aniello de Vita / Expressão Studio)

Pindamonhangaba, Taubaté, Lagoinha, Lorena, Piquete, Potim e Arapeí entraram oficialmente no mapa do turismo do estado. O reconhecimento veio no último dia 27 de agosto, quando a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou a titulação e 70 novos Municípios de Interesse Turístico (MIT).

Com o reforço, a Região Administrativa de São José dos Campos assume a terceira colocação em número cidades reconhecidas pelo seu potencial turístico: 31 no total, sendo 14 Estâncias Turísticas. Desde 2023, o governo do Estado, por meio do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos, ligado à Secretaria e Turismo e Viagens (Setur-SP), transferiu mais de R$ 110,4 milhões de recursos para a melhoria de obas e infraestrutura aos municípios da Região Administrativa de São José dos Campos. Os 70 novos municípios ainda não terão acesso imediato aos recursos. Para isso, precisarão participar do próximo ciclo de ranqueamento, em 2027.

“O turismo do estado de São Paulo mostra a sua força. Quase 300 municípios agora, 284 municípios paulistas são turísticos, representando 44% do estado. O turismo que tem transformado as cidades em um ambiente virtuoso, bom para quem mora e, consequentemente, para o turista”, frisa o secretário Roberto de Lucena.

Segundo análise do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), a movimentação financeira gerada pelo setor deve crescer 3,75% em relação ao PIB de 2024, alcançando R$ 340 bilhões. De janeiro a julho, o estado registrou 1,58 milhão de turistas estrangeiros, o que corresponde a 26,6% das chegadas no Brasil. São Paulo é a principal porta de entrada de visitantes internacionais no país e maior hub aeroportuário da América Latina e do Hemisfério Sul. A previsão é que este índice supere, até dezembro, o recorde histórico de 2,3 milhões, de 2019.

Municípios Turísticos

A política de Estâncias Turísticas é histórica em São Paulo. Criada na década de 1940, garantiu que cidades com vocação turística recebessem apoio do Estado para estruturar atrativos e serviços. Em 2015, foi ampliada com a criação dos MITs, democratizando o acesso aos benefícios e fortalecendo a rede de destinos.

Botão Voltar ao topo