Escola de Instrução Especializada do Exército forma 67 novos Adjuntos de Comando

Cerimônias de diplomação e formatura ocorreram nos dias 4 e 5 de setembro e marcaram a conclusão do 1º turno do curso

Cerimônias de diplomação e formatura ocorreram nos dias 4 e 5 de setembro e marcaram a conclusão do 1º turno do curso.
Cerimônias de diplomação e formatura ocorreram nos dias 4 e 5 de setembro e marcaram a conclusão do 1º turno do curso. (Foto: EB)

Nos dias 4 e 5 de setembro de 2025, a Escola de Instrução Especializada (EsIE) promoveu as cerimônias de diplomação e formatura de 50 Subtenentes e 17 Primeiros-Sargentos do Exército Brasileiro, integrantes do 1º Turno do Curso de Adjunto de Comando (C Adj Cmdo).

Criado em 2016, o curso tem como objetivo habilitar Subtenentes e Primeiros-Sargentos para a função de Adjunto de Comando, profissional que assessora o comandante da organização militar em temas relacionados aos praças, atua no planejamento de instruções, promove a integração da tropa e contribui para o fortalecimento da liderança, da ética e dos valores militares.

No dia 4 de setembro, os militares foram diplomados em uma solenidade que incluiu o descerramento da placa comemorativa da turma, simbolizando o encerramento da etapa de formação. No dia seguinte, ocorreu a cerimônia de formatura, marcando oficialmente a conclusão do curso e a incorporação dos novos adjuntos de comando ao Exército Brasileiro.

Segundo o Coronel Fedozzi, comandante da EsIE, “a diplomação e a formatura representam o reconhecimento do esforço e da dedicação dos subtenentes e primeiros-sargentos. Os novos adjuntos estarão preparados para atuar como elo fundamental entre o comandante e a tropa, fortalecendo a liderança, a ética militar e o espírito de corpo”.

A Portaria DECEx/C Ex nº 955, de 22 de maio de 2025, regulamenta o curso, que é dividido em duas fases:

• 1ª fase: realizada na modalidade Educação a Distância (EAD), com coordenação da EsIE, aplicada diretamente na organização militar do aluno;

• 2ª fase: realizada de forma presencial na EsIE.

Com essa formação, o Exército Brasileiro passa a contar com profissionais altamente qualificados, preparados para reforçar a disciplina, a eficiência e a coesão das organizações militares, promovendo maior integração entre oficiais e praças e contribuindo para a valorização da carreira dos praças.

Botão Voltar ao topo