
São José dos Campos acordou cedo neste domingo (7) para celebrar o Dia da Independência do Brasil.Logo às 8h, as bandeiras foram hasteadas na Orla do Banhado, enchendo o céu da cidade de cores e simbolismo. Em seguida, os olhares se voltaram para a Rua 15 de Novembro, que ganhou vida com o tradicional desfile cívico-militar.
Famílias inteiras, autoridades e moradores se reuniram no centro da cidade para prestigiar a programação, que mais uma vez emocionou e reforçou o orgulho de ser brasileiro.
Entre o público estavam duas moradoras da cidade, Miriam Mazza Ribeiro, de 77 anos, e Ivanira Venâncio, de 73. Patriotas de coração, elas não deixam de acompanhar os desfiles ano após ano.
Ivanira contou que estava encantada com a celebração. “É muito bom ver o respeito e o cuidado que as pessoas daqui tem com o país e com a nossa cidade. O desfile está lindo e estou gostando muito de tudo”, afirmou.
Miriam, mais expansiva, escolheu expressar sua alegria em forma de poesia. “Meu coração está em festa, está em festa o meu coração, homenagear o meu país, compromissado com a população”, recitou, arrancando sorrisos de quem estava ao lado.
Logo depois, explicou que este 7 de setembro teve um brilho a mais, já que as duas netas participaram do desfile representando um dos grupo de escoteiros. “Fiquei muito entusiasmada porque elas estavam lá, foi lindo vê-las desfilando. Me encheu de orgulho”, disse.
Ao todo, o desfile contou com a participação de aproximadamente 9 mil pessoas, incluindo estudantes, militares, civis, integrantes de entidades públicas, secretarias da Prefeitura de São José dos Campos, igrejas, entre outros.
O ato cívico teve presença marcante da Secretaria de Educação e Cidadania, com cerca de mil integrantes para a avenida em alas temáticas, que celebraram o conhecimento e a aprendizagem de forma lúdica e colorida.
A equipe técnica que coordenou a participação da secretaria contou que estar na rua nesse dia é sempre um privilégio. “Cada detalhe foi preparado com carinho para mostrar que a educação também faz parte dessa festa. Ver a energia dos alunos, o brilho no olhar das crianças e a resposta calorosa do público foi muito gratificante”, destacou a equipe técnica.

Infraestrutura, segurança e mobilidade garantidas
Para garantir ordem e acesso, parte do centro da cidade foi interditada a partir das 5h, com liberação das vias logo após o término do desfile.
Houve também reforço nas linhas de ônibus e interrupções programadas, com horários específicos de bloqueio nas vias centrais.
Além disso, a organização contou com 250 profissionais distribuídos entre controle de acesso, mobilidade urbana, limpeza, além de presença da Polícia Militar e Guarda Civil Municipal para garantir a segurança de todos.
Com a mistura de cores, sons, aplausos e emoções, a Rua 15 de Novembro se transformou em um grande palco de cidadania.
Mais do que uma comemoração histórica, o 7 de setembro em São José dos Campos foi um momento de encontro, união e orgulho, em que diferentes gerações compartilharam a mesma alegria de celebrar o Brasil.