
Representantes do Centro Lemann realizaram reuniões de visita técnica com profissionais da educação da Prefeitura de São José dos Campos nesta quinta (4) e sexta-feira (5).
O encontro faz parte do Programa de Formação de Lideranças Educacionais, uma iniciativa que apoia secretarias municipais de educação em todo o Brasil no desenvolvimento de estratégias para melhorar a aprendizagem dos estudantes.
São José dos Campos integra um grupo seleto de 30 municípios com mais de 500 mil habitantes, ou grandes capitais, que participam do programa. Com duração de dois anos, a proposta é formar lideranças e apoiar as secretarias de educação na construção de políticas públicas, no fortalecimento institucional e na capacitação de técnicos que atuam diretamente com as escolas.
De acordo com Juliana Mangussi, líder do programa, a escolha por São José reflete o reconhecimento do município como referência em boas práticas educacionais.
“São José foi um dos municípios escolhidos porque por ser referência em educação. Entendemos que a cidade já ocupa um lugar de grande referência e potencialidade. Tem bons resultados, projetos lindos construídos, e a gente confia no trabalho feito e confia que a cidade pode auxiliar outras secretarias também nesse processo”, disse.
O programa é estruturado em quatro jornadas de trabalho: política educacional, gestão de pessoas estratégicas, fortalecimento de capacidades institucionais e suporte técnico às escolas. A partir desse modelo, cada secretaria define suas prioridades e estabelece um plano de ação para avançar em resultados concretos.
Para Carolina Faria, gerente de educação da Fundação Lemann, investir em lideranças é investir no futuro do país.
“Acreditamos que precisamos investir em educação para conseguir ter um Brasil justo para todo mundo. A fundação atua por meio de programas e apoio a organizações que fazem essa transformação direto nos municípios. A gente acredita em alfabetizar todas as crianças na idade certa, que é necessário avançar na aprendizagem dos componentes do fundamental II, e além disso, que precisamos formar boas lideranças pelo Brasil, para transformações a partir de pessoas”, afirmou Carolina.
Com a participação no programa, São José dos Campos reforça seu compromisso de colocar a educação como prioridade, consolidando-se não apenas como cidade referência, mas também como parceira na construção de soluções que podem impactar positivamente a aprendizagem em todo o país.