publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José: Casas do Idoso conscientizam sobre Setembro Amarelo

As Casas do Idoso de São José dos Campos, mantidas pela Prefeitura por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, prepararam programações especiais de atividades referentes à campanha Setembro Amarelo com o objetivo de ampliar a conscientização e a prevenção contra o suicídio.

A campanha será realizada ao longo deste mês em todo o país com o tema “Se precisar, peça ajuda!”, o mesmo de 2024.

Nesta quarta-feira (3), às 9h, a Casa do Idoso Norte promoverá, no Parque da Cidade, a atividade Movimente a Vida, com caminhada, aula de ritmos, alongamento, conversa com psicóloga sobre a importância da saúde mental e café comunitário.

Também nesta quarta, das 8h30 e às 13h15, será realizada roda de conversa e conscientização na Casa do Idoso Sul com o tema “Vencer na vida é viver!”

Haverá, ainda, atividades sobre o Setembro Amarelo nas unidades Centro e Leste e em unidades de Cras (Centros de Referência de Assistência Social). Confira programação completa abaixo.

Qualidade e saúde

As Casas do Idoso de São José dos Campos são referência em qualidade de serviços oferecidos às pessoas idosas e seus familiares, promovendo eventos e encontros intergeracionais que contribuem para a saúde física e mental dos frequentadores.

São espaços de uso coletivo, propiciando a oportunidade de ter uma vida comunitária, com oferta de mais de 50 atividades culturais, artísticas, esportivas e de lazer.

Entre os destaques, estão as aulas de hidroginásticas e atividades nas piscinas, aulas de informática e inglês, bailes noturnos às sextas-feiras e saraus culturais nas tardes de sábado.

Por mês, as quatro unidades recebem, juntas, cerca de 10 mil pessoas.

Cuidados constantes

Os cuidados com a saúde mental são constantes e realizados pela Prefeitura ao longo de todo o ano com uma ampla e bem estruturada rede, incluindo atendimentos de urgência e emergência desenvolvidos pela Secretaria de Saúde.

A porta de entrada é sempre a UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Resolve, com unidades em todas as regiões da cidade.

Para atendimento da população, a Prefeitura disponibiliza os Caps (Centros de Atenção Psicossocial) AD 3 – Álcool e Drogas (com atendimento 24 horas), Infantil, Centro-Norte e Sul, e os ambulatórios (adulto e infanto-juvenil).

A rede de saúde inclui ainda a Unidade de Emergência em Saúde Mental 24 horas para atendimento de urgências psiquiátricas.

Além das unidades de saúde, o CVV (Centro de Valorização da Vida) é um serviço voluntário de apoio emocional e prevenção ao suicídio para quem precisa conversar.

O atendimento em todo o país é 24 horas e gratuito, pelo telefone 188. Mas, se o caso for de alto risco de morte, é necessário ligar para o Samu, no telefone 192.

Serviço

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒  

Programação do Setembro Amarelo

Casas do Idoso

Quarta-feira (3)

9h – Atividade: A Casa do Idoso Norte promoverá, no Parque da Cidade, a atividade Movimente a Vida, com caminhada, aula de ritmos, alongamento, conversa com psicóloga sobre a importância da saúde mental e café comunitário.

Endereço: Parque da Cidade (avenida Olivo Gomes, 100, em Santana, na região norte)

Das 8h30 às 13h15 – Atividade: A Casa do Idoso Sul terá atividade multidisciplinar de conscientização com o tema “Vencer na vida é viver!”

Endereço: Casa do Idoso Sul (avenida Andrômeda, 2.601, no Bosque dos Eucaliptos)

Dia 10 (quarta-feira) às 10h15:

Atividade: A Casa do Idoso Centro terá atividade multidisciplinar de conscientização com o tema “Falar é Viver Salvando Vidas”

Endereço: Casa do Idoso Centro (rua Euclides Miragaia, 508)

Dia 12 (sexta-feira) às 9h:

Atividade: A Casa do Idoso Leste programou roda de conversa com psicóloga com o tema “Valorize-se”

Endereço: Casa do Idoso Leste (rua Cidade de Washington, 164, no bairro Vista Verde)

Dia 30 (terça-feira) às 9h30:

Atividade: A Casa do Idoso Norte fará ação de conscientização e prevenção ao suicídio com o tema “Valorizando a Vida”

Endereço: Casa do Idoso Norte (rua Carlos Belmiro dos Santos, 99, em Santana)

Cras

Dia 10 (quarta-feira), das 9h às 12h:

Atividade:

• O Cras Jardim Anhembi promoverá ação coletiva com o tema “Setembro Amarelo e o cuidado social do coletivo”, com a participação de assistente social e psicóloga, entre outros profissionais.

• Também serão dadas orientações e tiradas dúvidas sobre o CadÚnico (Cadastro Único), os benefícios sociais que podem ser acessados a partir dos Cras e como o acesso aos direitos pode fortalecer os vínculos da família e melhorar a qualidade de vida dos munícipes.

Endereço: Obra Social São Lucas (rua Luiz Monteiro Pinto, 143, no Conjunto Residencial 31 de Março, na região sul)

Dia 17 (quarta-feira) às 13h:

Atividade: O Cras Jardim Mariana 2 terá atividade de conscientização com as mães do programa Viva Leite

Endereço: Cras Jardim Mariana 2 (avenida Mariana de Andrade, 92, na região leste)

Dia 26 (sexta-feira) às 13h:

Atividade: Roda de conversa sobre a importância de valorização da vida e ampliação dos cuidados com a saúde mental

Endereço: Cras Jardim Mariana 2

Botão Voltar ao topo