As Casas do Idoso de São José dos Campos, mantidas pela Prefeitura por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, prepararam programações especiais de atividades referentes à campanha Setembro Amarelo com o objetivo de ampliar a conscientização e a prevenção contra o suicídio.
A campanha será realizada ao longo deste mês em todo o país com o tema “Se precisar, peça ajuda!”, o mesmo de 2024.
Nesta quarta-feira (3), às 9h, a Casa do Idoso Norte promoverá, no Parque da Cidade, a atividade Movimente a Vida, com caminhada, aula de ritmos, alongamento, conversa com psicóloga sobre a importância da saúde mental e café comunitário.
Também nesta quarta, das 8h30 e às 13h15, será realizada roda de conversa e conscientização na Casa do Idoso Sul com o tema “Vencer na vida é viver!”
Haverá, ainda, atividades sobre o Setembro Amarelo nas unidades Centro e Leste e em unidades de Cras (Centros de Referência de Assistência Social). Confira programação completa abaixo.
Qualidade e saúde
As Casas do Idoso de São José dos Campos são referência em qualidade de serviços oferecidos às pessoas idosas e seus familiares, promovendo eventos e encontros intergeracionais que contribuem para a saúde física e mental dos frequentadores.
São espaços de uso coletivo, propiciando a oportunidade de ter uma vida comunitária, com oferta de mais de 50 atividades culturais, artísticas, esportivas e de lazer.
Entre os destaques, estão as aulas de hidroginásticas e atividades nas piscinas, aulas de informática e inglês, bailes noturnos às sextas-feiras e saraus culturais nas tardes de sábado.
Por mês, as quatro unidades recebem, juntas, cerca de 10 mil pessoas.
Cuidados constantes
Os cuidados com a saúde mental são constantes e realizados pela Prefeitura ao longo de todo o ano com uma ampla e bem estruturada rede, incluindo atendimentos de urgência e emergência desenvolvidos pela Secretaria de Saúde.
A porta de entrada é sempre a UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Resolve, com unidades em todas as regiões da cidade.
Para atendimento da população, a Prefeitura disponibiliza os Caps (Centros de Atenção Psicossocial) AD 3 – Álcool e Drogas (com atendimento 24 horas), Infantil, Centro-Norte e Sul, e os ambulatórios (adulto e infanto-juvenil).
A rede de saúde inclui ainda a Unidade de Emergência em Saúde Mental 24 horas para atendimento de urgências psiquiátricas.
Além das unidades de saúde, o CVV (Centro de Valorização da Vida) é um serviço voluntário de apoio emocional e prevenção ao suicídio para quem precisa conversar.
O atendimento em todo o país é 24 horas e gratuito, pelo telefone 188. Mas, se o caso for de alto risco de morte, é necessário ligar para o Samu, no telefone 192.
Serviço
Programação do Setembro Amarelo
Casas do Idoso
Quarta-feira (3)
9h – Atividade: A Casa do Idoso Norte promoverá, no Parque da Cidade, a atividade Movimente a Vida, com caminhada, aula de ritmos, alongamento, conversa com psicóloga sobre a importância da saúde mental e café comunitário.
Endereço: Parque da Cidade (avenida Olivo Gomes, 100, em Santana, na região norte)
Das 8h30 às 13h15 – Atividade: A Casa do Idoso Sul terá atividade multidisciplinar de conscientização com o tema “Vencer na vida é viver!”
Endereço: Casa do Idoso Sul (avenida Andrômeda, 2.601, no Bosque dos Eucaliptos)
Dia 10 (quarta-feira) às 10h15:
Atividade: A Casa do Idoso Centro terá atividade multidisciplinar de conscientização com o tema “Falar é Viver Salvando Vidas”
Endereço: Casa do Idoso Centro (rua Euclides Miragaia, 508)
Dia 12 (sexta-feira) às 9h:
Atividade: A Casa do Idoso Leste programou roda de conversa com psicóloga com o tema “Valorize-se”
Endereço: Casa do Idoso Leste (rua Cidade de Washington, 164, no bairro Vista Verde)
Dia 30 (terça-feira) às 9h30:
Atividade: A Casa do Idoso Norte fará ação de conscientização e prevenção ao suicídio com o tema “Valorizando a Vida”
Endereço: Casa do Idoso Norte (rua Carlos Belmiro dos Santos, 99, em Santana)
Cras
Dia 10 (quarta-feira), das 9h às 12h:
Atividade:
• O Cras Jardim Anhembi promoverá ação coletiva com o tema “Setembro Amarelo e o cuidado social do coletivo”, com a participação de assistente social e psicóloga, entre outros profissionais.
• Também serão dadas orientações e tiradas dúvidas sobre o CadÚnico (Cadastro Único), os benefícios sociais que podem ser acessados a partir dos Cras e como o acesso aos direitos pode fortalecer os vínculos da família e melhorar a qualidade de vida dos munícipes.
Endereço: Obra Social São Lucas (rua Luiz Monteiro Pinto, 143, no Conjunto Residencial 31 de Março, na região sul)
Dia 17 (quarta-feira) às 13h:
Atividade: O Cras Jardim Mariana 2 terá atividade de conscientização com as mães do programa Viva Leite
Endereço: Cras Jardim Mariana 2 (avenida Mariana de Andrade, 92, na região leste)
Dia 26 (sexta-feira) às 13h:
Atividade: Roda de conversa sobre a importância de valorização da vida e ampliação dos cuidados com a saúde mental
Endereço: Cras Jardim Mariana 2