
A Prefeitura de São José dos Campos segue consolidando resultados expressivos na segurança pública.
Segundo os dados mais recentes divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), no período de janeiro a julho de 2016 em comparativo com 2025, o município registrou quedas significativas em praticamente todos os índices criminais, resultado direto das ações integradas do Programa São José Unida.
Desde a criação do Programa, em 2017, São José dos Campos vem ampliando o uso de tecnologia, integração e operações conjuntas entre as forças de segurança municipais, estaduais e federais.
O impacto é real: queda de 91% nos roubos de veículos, queda de 84% nos roubos, queda de 71% nos furtos de veículos, queda de 15% nos furtos e 61% menos homicídios.
Comparativo recente: 2024 X 2025
Os números mais atuais reforçam ainda a tendência de redução e estabilidade mesmo com o natural aumento populacional: houve queda de 30,82% nos roubos em geral, queda de 38,89% nos roubos de veículos, queda de 2,32% nos furtos de veículos e queda de 1,23% nos furtos em geral.
Tecnologia e Segurança
Com o fortalecimento contínuo do Centro de Segurança e Inteligência (CSI), São José dos Campos amplia o uso de tecnologia de ponta para prevenir e combater crimes.
Em 2021, o sistema contava com 1.000 câmeras inteligentes; em 2022, o número subiu para 1.186 e, atualmente, está em processo de expansão para 1.691 câmeras com monitoramento em tempo real de áreas estratégicas da cidade.
Além disso, a integração de 340 portais eletrônicos potencializa o rastreamento de veículos e a identificação de situações suspeitas, tornando o trabalho das forças de segurança ainda mais eficiente e garantindo respostas mais rápidas às ocorrências.
Reforço no efetivo e nova base
Neste ano, a cidade ganhou 60 novos Guardas Civis Municipais, que já estão em atuação nas ruas, além da nova sede da 2ª Companhia da Polícia Militar na região central. Ações que fortalecem o patrulhamento preventivo e ampliam a segurança da população.
Cidade Segura
Com mais câmeras, integração e mais agentes nas ruas, as operações estarão cada vez mais estratégicas. Tudo isso para que São José siga sendo reconhecida como uma cidade moderna, segura e preparada para o futuro.