Prefeitura de Pindamonhangaba abre Consulta Pública para a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026

(Foto: Divulgação/PMP)

A Prefeitura de Pindamonhangaba disponibilizou a Consulta Pública da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026, permitindo que a sociedade civil contribua com sugestões para a definição das prioridades e aplicação dos recursos do município no próximo ano.

A LOA é o principal instrumento de planejamento orçamentário da gestão pública. É nela que são detalhadas as despesas e receitas, indicando quanto será investido em áreas como saúde, educação, segurança pública, infraestrutura, cultura e assistência social.

“A participação popular é essencial para garantir que o orçamento público reflita as reais necessidades e anseios da nossa comunidade, resultando em um governo mais transparente e democrático”, explicou a diretora de Planejamento Orçamentário, Alyne Lima .

Como Participar
Os interessados poderão participar, enviando sugestões entre os dias 1º e 20 de setembro de 2025, de forma simples, pelo site oficial da Prefeitura.:
– Acesse www.pindamonhangaba.sp.gov.br.
– Clique em “Secretarias” e, em seguida, em “Secretaria de Finanças e Orçamento”, rolando a página até o final para encontrar o Planejamento Orçamentário, formulário e o e-mail de contato.
– Alternativamente, um banner rotativo na página principal do site direciona diretamente para a área de participação.

“A participação da população é fundamental para construirmos um orçamento mais justo e eficiente, que atenda de fato às necessidades da cidade. Esse diálogo fortalece a transparência e a gestão democrática dos recursos públicos”, afirmou o secretário de Finanças e Orçamento, Cláudio Marcelo de Godoy Fonseca.

Botão Voltar ao topo