
O casal Graça Margareth e Cícero Tavares celebra com orgulho o início das obras de infraestrutura no Capão Grosso. Moradores há 25 anos no bairro da região leste de São José dos Campos, eles receberam o título de propriedade do imóvel em janeiro do ano passado e agora veem as melhorias chegando à comunidade.
As máquinas estão executando os serviços de implantação da rede de esgoto nas ruas do loteamento, que teve o processo de regularização fundiária concluído em 2023. Na próxima etapa, a Prefeitura vai realizar as obras de pavimentação, que incluem terraplenagem e drenagem das vias.
“Eu estou muito satisfeita com os benefícios”, disse Graça. “Para quem esperou tanto tempo para ter um documento, hoje é uma alegria enorme”, afirmou.
A regularização fundiária é um processo que exige cuidados previstos em lei, já que cada loteamento tem características diferentes. No Capão Grosso, além da documentação, a Prefeitura já instalou rede de telefonia e iluminação pública.
Cícero, que há um ano e meio comemorava a entrega dos títulos de propriedade, agora se emociona ao ver a chegada da rede de esgoto. “Para nós, é uma verdadeira vitória ver essa obra chegando”, destacou.
A regularização fundiária faz parte do Plano de Gestão 2025-2028. Neste ano, já foram registrados 562 lotes, dos quais 486 são dos núcleos de interesse social. Outros 135 terrenos estão protocolados em cartório.
De janeiro a agosto, a Prefeitura também entregou 89 títulos de propriedade, muitos deles nas casas dos moradores.