Fragata “Jerônimo de Albuquerque” (F201) da Marinha é lançada em Santa Catarina

A movimentação fez parte do processo chamado load out, que consiste na transferência da embarcação para um dique flutuante, onde ocorre a imersão controlada até que o navio atinja sua própria sustentação na água

Fragatas “Tamandaré”(F200) e “Jerônimo de Albuquerque” (F201) dividem o cais na TKMS Estaleiro Brasil Sul . (Foto: Marinha do Brasil)

Itajaí (SC) – A Fragata “Jerônimo de Albuquerque” (F201), segunda da classe “Tamandaré”, foi lançada na água na última terça-feira (26), em uma operação no rio Itajaí-açu, em Santa Catarina. A movimentação fez parte do processo chamado load out, que consiste na transferência da embarcação para um dique flutuante, onde ocorre a imersão controlada até que o navio atinja sua própria sustentação na água.

O procedimento foi realizado conforme o planejamento, sem intercorrências. A manobra de imersão do dique e movimentação até o cais durou cerca de cinco horas. As atividades começaram às 9h e, por volta das 14h, a Fragata já estava atracada. Agora, a F201 passa para a fase de instalação de equipamentos e comissionamento.

A cerimônia de lançamento ocorreu no dia 8 de agosto, com a presença de autoridades civis e militares. Na ocasião, a senhora Lu Alckmin, esposa do vice-presidente da República, realizou o tradicional batismo da Fragata.

Operação de "load out" foi realizada sem intercorrências
Operação de “load out” foi realizada sem intercorrências. (Foto: Marinha do Brasil)

A F201 da Marinha do Brasil começou a ser construída em novembro de 2023, com o corte da primeira chapa de aço, e passou pela Cerimônia de Batimento de Quilha em junho de 2024, marco que deu início à montagem dos blocos que integram o navio. A embarcação homenageia Jerônimo de Albuquerque, primeiro comandante de uma frota naval da Marinha nascido em território brasileiro, e possui alto poder combatente para proteger os mais de 5,7 milhões de km² da Amazônia Azul.

Botão Voltar ao topo