CLBI realiza Exercício Ponta Negra II com lançamento do foguete Vulkano

Atividade ocorreu entre 25 e 27 de agosto, em Natal, e contou com o lançamento de foguete desenvolvido por estudantes da UERJ durante a OBSAT

CLBI realiza Exercício Ponta Negra II em Natal, com treinamentos, simulações e o lançamento do foguete suborbital Vulkano durante a OBSAT
CLBI realiza Exercício Ponta Negra II em Natal, com treinamentos, simulações e o lançamento do foguete suborbital Vulkano durante a OBSAT. (Foto: CLBI)

Entre os dias 25 e 27 de agosto, o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Natal (RN), realizou o Exercício Ponta Negra II, atividade que ocorreu em paralelo à Olimpíada Brasileira de Satélites (OBSAT). O grande destaque aconteceu no dia 27, com o lançamento do foguete suborbital Vulkano, desenvolvido por estudantes da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

Durante três dias, o CLBI promoveu treinamentos operacionais, simulações de emergência, análises de risco e manutenção de equipamentos, além de testar a configuração dos sistemas de rastreio e segurança. O objetivo foi validar procedimentos e preparar o efetivo para futuras missões espaciais conduzidas no Brasil.

O exercício contou com o apoio da Base Aérea de Natal (BANT), do Núcleo do Hospital de Aeronáutica de Natal (NuHANT) e da Marinha do Brasil.

O Diretor do CLBI, Coronel Aviador Christiano Pereira Haag, destacou a importância da operação para a preparação do efetivo:

“O Exercício Ponta Negra II foi um sucesso. Realizamos simulações, seguimos toda a cronologia de lançamento e treinamos situações de emergência. Com o lançamento do foguete Vulkano, mostramos mais uma vez que o CLBI está preparado para conduzir operações de forma segura e eficaz”, afirmou.

O Coronel também ressaltou a integração entre o treinamento militar e a iniciativa educacional proporcionada pela OBSAT:

“Aproveitamos o lançamento para treinar nosso efetivo e validar os meios operacionais. Essa sinergia fortalece a formação de novos talentos e aprimora a experiência de nossos profissionais”, completou.

Botão Voltar ao topo