Prefeitura de Pinda lança campanha “Feminicídio Zero” em parceria com a Delegacia da Mulher

(Foto: Divulgação/PMP)

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos, em parceria com a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), lança nesta sexta-feira (29) na Praça 7 de Setembro, ás 10h a campanha “Feminicídio Zero”, com o objetivo de conscientizar a população, incentivar a denúncia e combater de forma permanente a violência contra a mulher.

A ação será realizada em espaços públicos e comunitários da cidade, como escolas, igrejas e centros de convivência, fortalecendo o trabalho de prevenção ao feminicídio.

A iniciativa surge em um cenário de redução dos casos no município. De acordo com dados oficiais, Pindamonhangaba registrava, nos anos de 2022 e 2023, uma média de dois feminicídios por ano. Em 2024, houve apenas um caso — o que representava uma queda de 50%. Em 2025, até o momento, não foi registrado nenhum feminicídio consumado, embora tenham ocorrido tentativas.

A campanha dá continuidade às ações do Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, e seguirá com atividades permanentes ao longo do ano. Estão previstas palestras, rodas de conversa, ações educativas e orientações sobre os canais de denúncia e acolhimento disponíveis.

Um dos principais símbolos da campanha será a instalação de bancos vermelhos em praças públicas da cidade. A proposta, de forte impacto visual e reflexivo, integra o município à campanha internacional de enfrentamento ao feminicídio, iniciada na Itália em 2016. Os bancos serão pintados de vermelho e acompanhados de mensagens de conscientização, contatos para denúncia e QR Codes que direcionam a serviços de apoio às vítimas.

A ação tem amparo legal em duas normas recentes: A Lei Federal n° 14.942/2024, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que estabelece a instalação de bancos vermelhos em espaços públicos com mensagens de combate à violência de gênero, como parte da campanha Agosto Lilás. E a Lei Municipal n° 122/2014, de autoria da vereadora Regininha (PL), que institui o Projeto Banco Vermelho em Pindamonhangaba, regulamentando sua implantação nos espaços públicos de grande circulação.

A norma determina a inclusão de frases reflexivas, contatos como o “Ligue 180” e o “Disque 190”, além de QR Codes com acesso direto aos serviços da Secretaria da Mulher do município.

A secretária da Mulher, Família e Direitos Humanos destacou a importância do engajamento coletivo na campanha.

“Queremos reduzir a zero os casos de feminicídio na cidade. Vamos falar da importância da denúncia e divulgar os canais de atendimento, como a Secretaria da Mulher, A DDM e outros projetos que atuam na proteção das mulheres”.

Com a campanha “Feminicídio Zero”, a Prefeitura de Pindamonhangaba reafirma seu compromisso com a vida, a dignidade e os direitos das mulheres, promovendo ações concretas de enfrentamento à violência de gênero.

Botão Voltar ao topo